Imprensa



A Assessoria de Comunicação (ASCOM) do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) disponibiliza releases e material com informações sobre a instituição. O trabalho de comunicação no CES é desenvolvido pelo jornalista Bruno Xavier, DRT/PE - 4173. Para entrar em contato com a ASCOM do CES basta ligar para o número (81) 3184.4210 ou enviar um e-mail para imprensa.ces.pe@gmail.com
Notícias

14/02/13 - CES lança site oficial  

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) lançou este mês, o seu site oficial. A página que oferece diversos serviços, entre eles o cadastramento de conselhos municipais e distritais de saúde do Estado, também permite que os usuários do SUS possam fazer reclamações e denúncias da saúde pública em Pernambuco.

“A partir de agora teremos uma interatividade permanente com o usuários do Sistema Único de Saúde do Estado de Pernambuco”, enfatiza o coordenador da Comissão de Comunicação Social e Imprensa, José Ribeiro.

Em sua página principal o internauta pode acessar informações e notícias, sobre os conselhos nacional, estadual e municipais de saúde, além das atas das reuniões plenárias, livros e manuais para conselheiros de saúde e os eventos promovidos pelo CES-PE.  Acesse o site no endereço: www.ces.saude.pe.gov.br


26/12/12 - Nova placa é instalada no CES



Peça retangular mede 3x2m e funciona com lâmpadas florescentes de 40 wats, com fotocélula.

Placa Institucional/Frente CES
Nova placa institucional de sinalização do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) foi instalada na manhã desta quarta-feira (26), na Sede do CES, no Centro do Recife. A peça night Day, com lâmpadas florescentes de 40 wats e forocélula, mede 3x2 metros em formato retangular.

Placa Institucional
“Com a mudança da marca do CES, não poderíamos mais utilizar a antiga placa. Mesmo porque ela era muito alta, por isso, além da instalação, pedimos também para que reduzisse em um metro e meio o atual mastro. Esperamos agora dar maior visibilidade ao CES, principalmente na Fernandes Vieira, onde se encontra o conselho”, explica o coordenador da Comissão de Comunicação Social e Imprensa, José Ribeiro.

Na peça, que possui um sensor noturno para acendimento automático, constam informações como, a nova marca do CES-PE, o telefone e o site, que se encontra em fase de finalização. “Achei importante a nova placa, pois deu uma nova roupagem ao conselho, além disso, talvez agora as pessoas comecem a encontrar o CES mais rápido sem se perder”, diz a assessora administrativa, Lúcia Rocha.


Pleno fez recomendações sobre a atual situação do complexo universitário de Pernambuco e deliberou nomes para o Fórum Social Mundial e para o Qualiconselhos. 

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco realizou ontem (19), a última Reunião Ordinária do ano de 2012, no auditório do CES-PE, em Recife. Na reunião foi aprovada a ata da Reunião Ordinária 418 e entregue a ata da sessão 419. Na ocasião também foi discutida a atual situação da Universidade de Pernambuco (UPE) e do Complexo Hospitalar, que é composto pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape) e o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM).

“A pauta foi fruto de uma demanda da sociedade e compromisso do Controle Social. A construção da pauta contou com colaboração da Associação de Docentes da UPE, Representante do Diretório Acadêmico de Medicina, Conselho Local do Hospital Osvaldo Cruz e a Comissão Executiva do CES/PE, além do vice-reitor da UPE e da gestora do CISAM, que deixou um relatório com informações para o conselho”, explica a secretária executiva do CES/PE, Suzana Assis.

Sobre esta pauta o pleno deliberou a criação de uma comissão para acompanhar a situação do complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco. Além desta demanda o pleno ainda deliberou por encaminhar a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e ao Ministério Público Federal o relatório da Secretaria de Ciência e Tecnologia, apresentado na reunião do Conselho Administrativo da UPE, referente a situação precária do complexo para futuras providências. O pleno também requereu que solicitasse ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), uma resolução recomendando ao MEC, que acompanhasse o processo de reestruturação da Universidade e do Complexo.

Compondo a mesa de reunião estavam presentes Ana Paula Sóter representante da Secretaria de Saúde do Estado e coordenando os trabalhos; Tereza Campos, Secretaria de Atenção à Saúde; Luciano Sérgio Moura, secretário Executivo de Ciência e Tecnologia, Diego Pessoa, Coordenador da Comissão Executiva). Visitaram ainda a reunião, Humberto Antunes, secretário de Saúde do Recife, George Falcão, assessor da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa.

A reunião foi marcada também pela indicação de conselheiros (as) para participarem do Fórum Social Mundial Temático 2013, que será realizado de 26 a 30 de janeiro, em Porto Alegre. São eles: Diego Pessoa e Manoel Rocha pelo segmento gestor; Marcondes e José Ribeiro pelo segmento trabalhador; José Wilson, Maria aparecida, klébson José, Djair Albuquerque pelo semento usuário. Por fim, o pleno deliberou que o conselheiro Manoel Rocha componha a coordenação local do Curso para conselheiros de saúde, Qualiconselhos.

“Com estas demandas o CES/PE encerra suas atividades em 2012 reiterando a importância do Controle Social, ouvindo assim a sociedade e deliberando por iniciativas que corroboram com o fortalecimento do SUS”, conclui Suzana.

13/12/2012 - CES fecha parceria com Ministério Público


O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) e o Ministério Público do Estado (MP-PE) assinaram, no dia cinco deste mês, um termo de cooperação técnica com o objetivo de estabelecer parceria institucional, para ampliar e aprimorar, a articulação de transparência de informações entre os participes, na área de controle social, políticas públicas no campo de saúde e na descentralização das ações do Sistema Único de Saúde (SUS).

A parceria que foi assinada pelo presidente do CES e Secretário de Saúde do Estado (SES), Antonio Carlos Figueira e o procurador-geral de justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, irá desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao trafego de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e a capacitação de seus agentes, por meio de oficinas, cursos e palestras.

“Essa é uma iniciativa da Comissão de Análise e Orçamento, que antes tinha parceria com o Ministério Público para realização das oficinas de orçamento e finanças e agora essa parceria foi ampliada, algo que acarretará uma maior aproximação do controle social no seu papel de fiscalizador de políticas públicas no âmbito da saúde no Estado”, explica a coordenadora da Comissão de Análise e Orçamento, Lindinere Ferreira.

Termo de Cooperação Técnica 



02/12/2012 - CIST realizará IV Fórum Temático em Saúde do Trabalhador


Evento pretende reunir cerda de 150 participantes, entre gestores, conselheiros e funcionários de saúde.

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) realizará de 13 a 15 de dezembro, no Auditório da Secretaria das Cidades, Centro do Recife, o IV Fórum Temático Regional do Controle Social em Saúde do Trabalhador.  O evento terá entre os objetivos fortalecer o controle social no âmbito da saúde do trabalhador no território de abrangência do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-RECIFE).

O Fórum que faz parte do planejamento da CIST aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) pretende reunir cerca de 150 participantes, entre gestores, conselheiros e profissionais de saúde. Com este serão cinco fóruns promovidos pela comissão, só este ano.

Entre os nomes que irão palestrar na ocasião, estão: Marco Miranda, da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), que irá proferir palestra sobre “A importância da Implementação da NR-32 como estratégia de promoção à saúde do trabalhador do SUS e Jorge Assis, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O evento é promovido pelo CES-PE e realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES PE), em parceria com CEREST e a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).

26/11/2012 - CEDCA promoverá Seminário para Monitoramento do Plano Decenal


O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA/PE) promoverá, no início de 2013, em data a ser confirmada, no Recife, o Seminário para Monitoramento do Plano Decenal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente de Pernambuco. O evento terá como objetivo coletar os indicadores de resultados previstos no referido documento.

A organização do evento lembra sobre a importância da devolução das informações referentes à situação atual das ações previstas no Plano por parte das instituições responsáveis, que deverão ser entregues até o dia 10 de dezembro deste ano. 



22/11/12 - Pleno do CES se reuniu nesta quarta-feira

O Pleno do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) se reuniu nesta última quarta-feira (21), para a realização da 422ª Reunião Ordinária, na Sede do CES, no Recife (PE). Entre os itens da pauta estavam: Apresentação da Política Estadual de Fortalecimento da Atenção Primaria; Prestação de Contas das Comissões de Trabalho do CES/PE; Indicação de conselheiros/as para eventos/cursos e Aprovação das Atas da 415ª (retorno da matéria após ajustes) e 416ª Reuniões Ordinárias do CES/PE.

Pelo período da tarde as Comissões de Supervisão e Comunicação prestaram contas dos trabalhos desenvolvidos no último trimestre. Na ocasião, o coordenador da Comissão de Comunicação Social e Imprensa, José Ribeiro, apresentou a 3ª edição do Jornal do CES, que foi aprovado, com algumas ressalvas, e deve estar sendo distribuído ainda este mês.

Lembrando que as Reuniões do Conselho Estadual de Saúde são abertas ao público.




20/11/12 - Entrevista com Luiz Hildebrando no Programa Roda Viva 



13/11/2012 - Pernambuco escolhido para encerrar ciclo de Oficinas de Educação Permanente


O Estado de Pernambuco foi escolhido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), entre todos os Estados do Nordeste, para realizar o último ciclo de Oficinas Regionais Compartilhadas de Educação Permanente para o Controle Social no SUS. O evento, que iniciou ontem (12) e vai até esta quarta-feira (14), está sendo realizado no Hotel Dorisol, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes (RMR).

“Essas oficinas servirão para estabelecer uma agenda estratégica com articulação e ações intersetoriais para a construção do Plano de Educação Permanente nas três esferas de gestão, municipal, estadual e nacional. Além de promover a participação dos atores sociais, que atuam no controle social no âmbito da saúde, em todos os Estados do nosso país, respeitando as características de cada região”, explica a coordenadora geral de Apoio à Gestão Participativa e Controle Social do Ministério da Saúde (DAGEP/MS), Kátia Souto.

As oficinas, que são organizadas pelo CNS, com o apoio da Secretaria de Gestão Participativa (SGETS) e o Ministério da Saúde (MS), tiveram outras três edições realizadas nas Regiões Sul, Sudeste e Norte. O debate da educação permanente reúne conselheiros e conselheiras da Região Nordeste, bem como de outros Estados, com a missão de formular estratégias de fortalecimento dos conselhos de saúde de todo o Brasil.


05/11/2012 - Sala de depósito cede espaço para biblioteca

Espaço guarda um acervo de mais de mil obras, sobre saúde pública, reforma sanitária, controle social, entre outros assuntos, voltados a saúde.

Onde antes funcionava o depósito de materiais dos eventos do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), agora funciona a Biblioteca do CES. Aberta inicialmente apenas para os conselheiros estaduais de saúde e funcionários, o espaço guarda um acervo de mais de mil obras, sobre saúde pública, reforma sanitária, controle social, entre outros assuntos, voltados a saúde.

O ambiente refrigerado e com mesa para estudos terá em breve todas as suas obras catalogadas em um sistema de cadastro, para reserva e entrega de publicações, para facilitar o controle de entrada e saída dos livros.  Segundo a secretaria executiva do CES, alunos, professores e os interessados que desejarem utilizar o espaço para consulta poderão enviar um e-mail para o órgão e agendar uma visita.

A ideia de criação da biblioteca partiu da Comissão de Comunicação Social & Imprensa, que sentiu a necessidade de montar um local para estudos dirigidos a saúde pública e ao controle social. “Já havíamos pensado em criar este espaço antes, porém não tínhamos recursos humanos para desenvolver o projeto, e agora conseguimos profissionais que se dedicaram e tocaram o projeto adiante, aproveitando as publicações que nós já possuíamos”, explica o coordenador da Comissão de Comunicação Social & Imprensa, José Ribeiro.

Entre livros, revistas, relatórios e publicações, a biblioteca foi montada pelo assessor de imprensa, Bruno Xavier, e organizada pela auxiliar em saúde, Jacira do Carmo, que separou, catalogou e organizou os exemplares por temas. Atualmente a mesma é responsável pelo local, catalogando as novas publicações que chegam e gerindo o espaço.
  


24/10/2012 - Pesquisadores da FIOCRUZ entrevistam conselheiros estaduais de saúde
 
Foram debatidos temas como a política estadual de saúde, os novos arranjos institucionais do SUS (as Organizações Sociais (OS), as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Fundação Estatal e os consórcios intermunicipais de saúde) financiamento e regionalização.


Cinco pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz – Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (FIOCRUZ/CPQAM – PE) estiveram nesta terça-feira (23), no Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), no centro do Recife, para entrevistar os conselheiros estaduais de saúde sobre os impactos das reformas estruturais no Sistema Único de Saúde (SUS) entre os anos de 2006 e 2012.


“Temos até 2014 para entregar está pesquisa que servirá para instrumentalizar as novas discussões e o melhor entendimento da política estadual de saúde pelo próprio conselho. Além disso, a pesquisa vai conseguir colocar uma luz maior sobre estas mudanças, ajudando a fortalecer a discussão sobre o momento da política de saúde”, explica o doutorando da Fiocruz, Francisco Santos.

A pesquisa, que foi realizada durante a reunião executiva do conselho, focou as experiências nos serviços de saúde dos conselheiros que estavam presentes. Na ocasião foram debatidos temas importantes sobre a política estadual de saúde, como: financiamento (gasto público e performance), regionalização, acesso e os novos arranjos institucionais do SUS, as Organizações Sociais (OS), as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e os consórcios intermunicipais de saúde.

Durante as entrevistas, o coordenador da Comissão de Comunicação Social e Imprensa, José Ribeiro, defendeu a inserção de consórcios intermunicipais desde que geridos por entidades públicas.

Os discentes, entre eles técnicos, mestrandos e doutorandos do curso de saúde pública da Fiocruz, fazem parte da pesquisa (guarda-chuva) “O Impacto das reformas estruturais no SUS: uma análise compreensiva sobre gasto público, acesso e performance da assistência à saúde de 2006 a 2012”, coordenada pelo Professor Garibaldi Gurgel, que está sendo desenvolvida em Pernambuco e no Rio de Janeiro.

“Para nós foi bastante gratificante, pois queríamos saber o olhar do conselho no aspecto das políticas públicas estaduais de saúde e todos os atores sociais, que estavam muito bem representados nos três segmentos, se envolveram com o tema e colaboram bastante com a discussão”, conclui a residente da Fiocruz, Eliane Medeiros. 



05/10/2012 - Prorrogada inscrições para o Quali Conselhos
Pernambuco terá 350 vagas e contará com instrutores e facilitadores locais.


As inscrições para o Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde (Quali Conselhos), promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi prorrogada até o dia 5 de novembro. O curso, que faz parte da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social, tem como objetivo orientar a prática técnico-política dos conselhos de saúde no Brasil por meio da qualificação de seus conselheiros nos temas da participação social e democracia, gestão e financiamento, intersetorialidade e redes.


De acordo com o coordenador do Quali Conselhos em Pernambuco, Domíncio Aurélio Sá, são ofertas 350 vagas para o Estado, nesta primeira etapa de capacitação, sendo 340 vagas, para os conselhos municipais e 10 para o conselho estadual. Porém só poderão participar conselheiros dos conselhos aptos e validados pelo Programa de Inclusão Digital (PID) do Ministério da Saúde, que em Pernambuco são 70 municípios (conferir na apresentação ao lado). Ao todo, o projeto pretende capacitar oito mil conselheiros, ainda nesta primeira fase, e até 2014, a meta nacional é capacitar 24 mil em três outras etapas.

“O Quali Conselhos é uma iniciativa inovadora, pois terá a participação do Canal Saúde na produção vídeos específicos. Nesta primeira edição pretendemos qualificar parte dos conselheiros estaduais e municipais de saúde de todos os estados do país, mas o programa terá continuidade nos próximos três anos, com a perspectiva de ser um processo de educação permanente para o fortalecimento do controle social do SUS, visto que todo o material didático-pedagógico ficar disponível para os conselhos e para a sociedade”, explica Domício.

Além de terem que ser aptos e validados pelo PID, outros critérios são necessários para a participação, entre eles: estar no exercício da função de conselheiro de saúde, ser indicado pelo conselho de saúde, possuir endereço eletrônico (e-mail) e conhecimentos básicos para manusear computadores, aplicativos e recursos de conectividade à Internet e disponibilidade de carga horária de 10 horas semanais para desempenhar as atividades do curso.

O Quali Conselhos é um curso livre, com duração de quatro meses e carga horária de 116 horas, sendo a maior parte na modalidade educação a distância (EaD) em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (internet) e terá três encontros presenciais, em locais a serem definidos posteriormente. O curso foi estruturado em quatro unidades, são elas: Democracia, Participação e Representação nos Conselhos de Saúde; Gestão e Financiamento do SUS; Interssetorialidade, Determinantes Sociais da Saúde e Descentralização e Trabalho em Rede no âmbito dos Conselhos de Saúde, que serão acompanhadas por facilitadores pedagógicos locais já selecionados para essa finalidade.

Na coluna direita do Blog há um banner com o link do edital e logo a baixo a apresentação com os conselhos aptos e validados pelo PID. 

21/09/2012 - TCE-PE e ECPBG marcam presença na I Oficina Regional de Orçamento e Finanças do Controle Social



O município de Petrolina sediou durante os dias 19 e 20 de abril a I Oficina Regional de Orçamento e Finanças do Controle Social. O evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Saúde e contou com a presença de conselheiros municipais de saúde dos municípios de Afrânio, Lagoa Grande, Orocó, Cabrobó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

Representando a Escola de Contas, a coordenadora do Programa TCEndo Cidadania, Ana Alaíde proferiu palestra com o tema “Controle Social e a participação do cidadão”. A servidora falou sobre a importância da atuação dos conselhos municipais em geral e destacou o Conselho de Saúde no controle dos recursos aplicados pelos gestores. Ana apresentou ainda informações sobre o site do TCE-PE, Portal do Cidadão, onde é possível encontrar informações sobre os gastos públicos dos municípios pernambucanos.

João Robalinho, gerente da GEAP, representou o TCE-PE durante o evento. Ele realizou apresentação sobre os  Indicadores sociais na área de saúde pública traçando um pequeno panorama dos municípios da GERES Petrolina. O servidor falou sobre a importância dos indicadores sociais de saúde no processo de fiscalização e acompanhamento da gestão pública municipal. Ressaltou ainda que não basta apenas o acompanhamento da execução orçamentária e financeira dos recursos gastos com saúde, mas a efetividades das despesas a partir do resultado dos indicadores municipais de saúde.

Para saber mais sobre a atuação do Conselho Estadual de Saúde, acesse o blog: www.conselhoestadualdesaude.blogspot.com.br

13/09/2012 - Comissão de Análise e Orçamento promove IV Oficina 

A Comissão de Análise e Orçamento (CAO) promove, de 29 a 31 de outubro, no Hotel Cruzeiro, no município de Arcoverde, a IV Oficina Regional de Orçamento e Finanças e Controle Social, com o objetivo de ampliar a rede de fiscalização do controle social para melhorar a aplicação e controle do orçamento público, para que os recursos da saúde não sejam desviados ou mal gerenciados.

O evento, que é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), por meio de sua Comissão de Análise e Orçamento e realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).


A oficina é realizada em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Tribunal de Contas da União(TCU) e Controladoria Geral da União (CGU).

“As oficinas servirão para levar informações aos atores sociais sobre a importância da participação na elaboração e fiscalização do orçamento público da saúde, para isso, fechamos uma parceria inédita no Brasil com o Tribunal de Contas do Estado e a Controladoria Geral da União”, explica a coordenadora da CAO, Lindinere Ferreira.

Já de acordo com o assessor de finanças e orçamento do CES-PE, Raimundo Gaspar Neto, a iniciativa se configura num espaço para promoção e diálogo acerca da transparência da informação pública, além da atuação de conselhos de políticas públicas como instâncias de controle.




Os conselhos municipais de saúde
ligados a VI E X GERES (Arcoverde e Afogados da Ingazeira) poderão participar da oficina enviando até sete (7) conselheiros. As inscrições podem ser realizadas pelo endereço eletrônico www.conselhoestadualdesaude.blogspot.com





11/09/2012 - Saúde do Trabalhador em debate no município de Limoeiro 

Oficinas serão realizadas, ainda este ano, nos municípios de Arcoverde, Petrolina e Goiana.

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) realizou, nos dias 4 e 5 de setembro, na Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro, pertencente a II Geres, a IV Oficina do Controle Social em Saúde do Trabalhador, que teve entre seus objetivos, dialogar com o controle social a importância da atuação da CIST na construção, implantação e implementação da saúde do trabalhador em Limoeiro.

O evento deu continuidade, ao projeto da CIST, aprovado no Plano Estadual de Saúde, para sensibilizar sobre a importância da notificação e do desenvolvimento de ações em promoção e prevenção dos principais agravos da saúde do trabalhador e a importância do controle social na implementação e monitoramento da saúde do trabalhador nos territórios de abrangência.

Na programação estavam, o coordenador da II Geres, Mario Moreira, que proferiu palestra sobre “Experiência Intersetoriais Exitosas Dentro da Atual Conjuntura da Gestão da Saúde”; a representante da Fiocruz, Aline Gurgel e o representante da Secretaria Municipal de Saúde de Goiana, Clênio Guedes, ambos membros da CIST-Estadual, que palestraram sobre “Os Arranjos Produtivos da Região e a Reestruturação da Rede Regional Frente à Pactuação do COAP”.

As oficinas, que já foram realizadas no Distrito de Fernando de Noronha, nos municípios de Palmares, Garanhus e Limoeiro, que na ocasião compareceram cerca de 110 pessoas, deverão ser realizadas também, ainda este ano, nas cidades de Arcoverde, Petrolina e Goiana.



24/08/2012 - Secretário de Saúde assina projeto para criação de Comitê da Saúde LGBT em PE
“Não queremos um atendimento especial, queremos um atendimento igualitário, como determina os princípios do SUS, nos preceitos da universalidade e da equidade, que enfatizam que: todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme as suas necessidades”.

O secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, assinou hoje (24), no I Seminário Estadual de Saúde da População LGBT no Controle Social, realizado no Orange Praia Hotel, na Ilha de Itamaracá, um documento para a criação de um Comitê Técnico Estadual da Saúde da População LGBT, além de comprometer-se a criar um laboratório Regional para o atendimento especializado aos travestis e transexuais de Pernambuco.



“Hoje tivemos um dia histórico na luta pela saúde integral da população LGBT, com a assinatura e o compromisso do secretário, conseguimos o primeiro resultado do nosso evento para que se construam políticas públicas de saúde para esse segmento da sociedade. Não queremos um atendimento especial, queremos um atendimento igualitário, como determina os princípios do SUS, nos preceitos da universalidade e da equidade, que enfatizam que: todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme as suas necessidades”, explica o conselheiro estadual, Jair Brandão.

Ainda de acordo com Jair, atualmente no atendimento da saúde realizado no Estado, gays, lésbicas, travestis e transexuais, ainda sofrem com preconceito e discriminação, principalmente os travestis e transexuais, que buscam a cirurgia de redesignação sexual, alguns segundo ele, preferem não buscarem o atendimento.


Sob o tema “Saúde Integral para pessoas LGBT”, o seminário, etapa Região Metropolitana, Zona da Mata e Distrito de Fernando de Noronha, tem por objetivo discutir políticas públicas de saúde para a população LGBT do Estado. O evento reúne cerca de 250 pessoas, até o próximo domingo (26), entre profissionais de saúde e sociedade civil organizada para discussões sistematizadas, que servirão também para orientação dos trabalhos do comitê, para que se construa e seja implementada uma política de saúde para a população LGBT em Pernambuco.

“Pretendemos com este seminário formar, capacitar e sensibilizar profissionais de saúde para o tratamento qualificado no atendimento à população LGBT, além de desenvolver campanhas educativas, em parceria com as equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atendimento aos familiares LGBT vítimas de violência”, explica o conselheiro estadual, Henrique Eduardo.


O evento é mais uma iniciativa do CES-PE, para o fortalecimento do controle social no âmbito da saúde no Estado, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), em parceria com o Fórum LGBT de Pernambuco.



21/08/2012 - Apresentações culturais marcam a terceira edição da Oficina de Análise e Orçamento 

Apresentações culturais de grupos locais abriram e encerram a programação da oficina, nos dias 20 e 21.

O Conselho Estadual de Saúde (CES/PE), por meio da sua Comissão de Análise e Orçamento, está promovendo até quarta-feira (22), no SESC de Triunfo, Sertão de Pernambuco, a 3ª edição das Oficinas Regionais de Orçamento e Finanças do Controle Social.

O evento, que reuniu cerca de 70 conselheiros municipais de saúde, pertencentes a XI Geres (Serra Talhada), mais o município convidado de Exú, contou com a participação de representantes da Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público de Pernambuco (MP/PE).

“Essa parceria entre o CES e CGU está ajudando a esclarecer os conselheiros municipais de saúde na fiscalização e acompanhamento dos programas de saúde dos seus municípios. Além disso, estamos garantindo informação com palestras, cartilhas, livros e manuais para o fomento do controle social, como a palestra proferida hoje, sobre a Lei de Acesso a Informação nº 2527/2011, que favorece a prática da transparência e do controle social”, explica o auditor da CGU, Abelardo Lopes.


Para o assessor financeiro do CES/PE, Raimundo Gaspar Neto, esse está sendo um momento de ampliar a rede de fiscalização do controle social para melhorar a aplicação e o controle do orçamento público, para que os recursos destinados a saúde não sejam mal gerenciados. “Estamos garantindo nestes espaços o acesso à informação, para que os atores sociais possam utilizar no dia a dia, e assim, atuarem com mais autonomia na área de fiscalização de análise e orçamento”, conclui.

Amanhã (22), último dia da oficina, haverá palestra sobre “A Atuação do TCU e o Controle Social”, proferida pelo TCU, e outra sobre “Os Desafios do Financiamento do SUS e sua Importância para o Controle Social”, que será palestrada pelo Secretário de Saúde de Triunfo e vice-presidente da diretoria executiva do COSEMS, Saulo Bezerra.

A oficina, que garantiu hospedagem para todos os participantes, contou também com apresentações culturais de grupos locais, que abriram e encerram a programação, nos dias 20 e 21. Ainda de acordo com Raimundo Gaspar Neto, o evento será encerrado com a plenária final das propostas oriundas dos trabalhos de grupo. A próxima edição da oficina será em novembro, no município de Arcoverde.


25/07/2012 - CES promove I Seminário Estadual de Saúde da População LGBT no Controle Social

O evento é mais uma iniciativa do CES-PE, para o fortalecimento do controle social no âmbito da saúde no Estado.

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) promove, de 24 a 26 de agosto, no Orange Praia Hotel, na Ilha de Itamaracá, Litoral Norte Pernambucano, o I Seminário Estadual de Saúde da População LGBT no Controle Social – etapa Região Metropolitana, Zona da Mata e Distrito de Fernando de Noronha, sob o tema “Saúde Integral para pessoas LGBT”.

Para a realização do evento, que tem entre seus objetivos discutir e construir políticas públicas de saúde para a população LGBT do Estado de Pernambuco, foi constituído temporariamente a Comissão de Preparação do Seminário de Saúde da População LGBT, formada por Henrique Eduardo, Jair Brandão, Jair Pedro, Leonardo Tenório e Nanci Feijó, todos conselheiros estaduais de saúde.

O seminário espera reunir um público de 250 pessoas,  sendo: 74 vagas para os Conselhos Municipais de Saúde (CMSs), 74 para Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), 20 para o Conselho Estadual de Saúde, 15 para os Conselhos de Unidade, localizados na Região Metropolitana e Zona da Mata, sendo uma vaga para cada conselho, 20 para a sociedade civil organizada (associações e ONG, entre outras), sendo uma vaga para cada organização e 20 para os conselhos intersetoriais.  

“Pretendemos com este seminário formar, capacitar e sensibilizar profissionais de saúde para o tratamento qualificado no atendimento à população LGBT, além de desenvolver campanhas educativas, em parceria com as equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atendimento aos familiares LGBT vítimas de violência”, explica o conselheiro estadual, Henrique Eduardo.

O evento é mais uma iniciativa do CES-PE, para o fortalecimento do controle social no âmbito da saúde no Estado, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em parceria com o Fórum LGBT de Pernambuco. As inscrições estão abertas até 13 de agosto, no blog do CES-PE.

 25/07/2012 -
CIST realiza Curso de Atualização Técnica em Saúde do Trabalhador

Curso reuniu cerca de 50 pessoas, entre elas: representantes de categorias de classe, trabalhadores e profissionais de saúde, conselhos de saúde e representantes do CEREST-Estadual.  

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) realizou, de 16 a 20 de julho, no Palácio São Miguel, no Distrito de Fernando de Noronha, a terceira edição do Curso de Atualização em Saúde do Trabalhador das Unidades Sentinelas para o Controle Social e Profissionais de Saúde. 

O evento, que faz parte do Plano Estadual de Saúde (PES), teve por objetivo debater sobre os diversos arranjos produtivos emergentes e os impactos da saúde do trabalhador e do meio ambiente, além do papel das unidades sentinelas na notificação e construção do perfil de morbimortalidade do seu território e do estado. 

O curso reuniu cerca de 50 pessoas, entre elas: representantes de categorias de classe, trabalhadores e profissionais de saúde, conselhos de saúde e representantes do CEREST-Estadual.  

“O evento foi importante pois promoveu um espaço de diálogo junto aos atores sociais que atuam na área da assistência e vigilância à saúde, no controle social e à sociedade civil organizada, na construção de ações estratégicas intersetoriais para implementação da política de saúde do trabalhador no Distrito de Fernando de Noronha”, diz a coordenadora estadual da CIST, Lindinere Ferreira. 

Entre os palestrantes estava o representante da previdência social, Jorge de Assis, que palestrou sobre “Direitos Previdenciários como Instrumento de Proteção do Trabalhador”.


25/07/2012 - Comissão de Assessoramento promove II Fórum de Conselhos de Saúde

"Este Fórum servirá para trabalharmos os problemas e desafios dos conselhos municipais e de unidades de saúde de acordo com os princípios legais”.





Com o tema “Exercendo Autonomia”, a Comissão de Assessoramento promove, nesta sexta-feira (26), no Hotel Plaza, em Salgueiro, das 08h às 16h, o II Fórum de Conselhos de Saúde de Pernambuco. O evento tem como objetivo trabalhar a busca e os desafios da autonomia dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS).

O Fórum contará com palestras, debates e grupos de trabalhos (GTs) para discutir, propor e encaminhar propostas sobre os CMS. Poderão participar do evento, conselheiros de saúde, sendo dois do segmento usuário, um do segmento trabalhador e um do segmento gestor/prestador, de Conselhos Municipais e de Unidades de Saúde.

“Este Fórum servirá para trabalharmos os problemas e desafios dos conselhos municipais e de unidades de saúde de acordo com os princípios legais, buscando a autonomia dos mesmos”, explica o coordenador da Comissão de Assessoramento, René Guedes.

 O encontro está sendo promovido pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) e realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).






18/07/2012 - Triunfo sediará a III Oficina Regional de Orçamento e Finanças do Controle Social

“As oficinas servirão para levar informações aos atores sociais sobre a importância da participação na elaboração e fiscalização do orçamento público da saúde”


O município de Triunfo, distante 399 km da capital pernambucana, sediará de 20 a 22 de agosto, a III Oficina Regional de Orçamento e Finanças do Controle Social, no SESC da cidade. O evento, que é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), por meio de sua Comissão de Análise e Orçamento e realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), têm entre seus objetivos ampliar a rede de fiscalização do controle social para melhorar a aplicação e controle do orçamento público, para que os recursos da saúde não sejam desviados ou mal gerenciados.


A oficina é realizada em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) e Controladoria Geral da União (CGU).

“As oficinas servirão para levar informações aos atores sociais sobre a importância da participação na elaboração e fiscalização do orçamento público da saúde, para isso, fechamos uma parceria inédita no Brasil com o Tribunal de Contas do Estado e a Controladoria Geral da União”, explica a coordenadora da CAO, Lindinere Ferreira.

Já de acordo com o assessor financeiro do CES-PE, Raimundo Gaspar Neto, a iniciativa se configura num espaço para promoção e diálogo acerca da transparência da informação pública, além da atuação de conselhos de políticas públicas como instâncias de controle.

Poderão participar da oficina, seis (6) conselheiros do segmento usuários, dois (2) trabalhadores e dois (2) do segmento gestor/prestador dos conselhos municipais de saúde ligados a XI GERES (Serra Talhada). As inscrições podem ser realizadas pelo endereço eletrônico www.conselhoestadualdesaude.blogspot.com



15/07/2012 - I Seminário de Comunicação e Saúde será referência nacional para outros conselhos de saúde


O evento reuniu cerca de 250 pessoas, entre conselheiros de saúde, profissionais e estudantes de comunicação.

O I Seminário de Comunicação, Tecnologia e Informação em Saúde, realizado nos dias 12 e 13 de julho, no Recife Praia Hotel, Zona Sul do Recife, foi elogiado pela coordenadora geral de Apoio à Gestão Participativa e Controle Social do Ministério da Saúde (DAGEP/MS), Kátia Souto, que na ocasião, afirmou que Pernambuco deverá torna-se referência para os demais Estados do País, prontificando-se em apresentar o projeto ao ministério e elogiou a iniciativa do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE).

Sob o tema “Comunicar é fortalecer o controle social no SUS”, o evento teve por objetivo criar um espaço de diálogo para trabalhar a falta de interlocução na comunicação entre os atores que desenvolvem o controle social no âmbito do SUS, além de buscar a criação de uma rede de comunicação entre os Conselhos de Saúde.

O evento que reuniu cerca de 250 pessoas, entre conselheiros de saúde, profissionais e estudantes de comunicação, trouxe grandes nomes nacionais, como a pesquisadora em Comunicação e Saúde da Fiocruz, Inesita Soares, que proferiu palestra sobre "A comunicação que temos e a comunicação que queremos: pontos para pensar o fortalecimento do controle social" e o Doutor em Ciências da Comunicação e Controle Social, Valdir de Castro, que apresentou o tema “Comunicação Midiática e o SUS”.

 “São em momentos como este, que percebemos o valor do trabalho que desenvolvemos. Os resultados deste seminário serão colhidos ao longo do ano, pois agora plantamos uma semente nos conselhos de saúde com a teoria fornecida neste evento, em seguida regaremos com as oficinas de capacitação e por fim, teremos a colheita, que será a criação da rede de comunicação entre os conselhos de saúde”, diz o coordenador da Comissão de Comunicação Social & Imprensa do CES/PE, José Ribeiro. 

No último dia do seminário foram criados quatro grupos de trabalho (GTs), que na ocasião desenvolveram cerca de 50 propostas para o melhoramento da comunicação nos conselhos de saúde. Além deste Seminário, mais quatro oficinas, visando à capacitação prática, serão realizadas ainda neste segundo semestre, voltadas para os conselhos de saúde, nas quatro regiões do Estado: Mata Sul, Mata Norte, Agreste e Sertão. 

Apresentações dos Palestrantes

PID – Zenite Bogea

02/07/2012 - Delegação Pernambucana participa do VI Fórum de Conselhos de Saúde das Capitais e Estaduais das Regiões Norte e Nordeste

 
Evento teve o objetivo de discutir o fortalecimento do Controle Social a partir das especificidades de cada territorialidade, identificando ainda as fragilidades e experiência exitosas vivenciadas pelos conselhos.

Dez representantes do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) compuseram a Delegação Pernambucana que participaram de 21 a 23 de junho, no Real Promoções, em São Luiz – MA, do VI Fórum de Conselhos de Saúde das Capitais e Estaduais das Regiões Norte e Nordeste. 

Para a ocasião foram os seguintes representantes: José Ribeiro, Manoel Rocha, Carlos Eduardo, Djair Figueiroa, Jair Brandão, Henrique Eduardo, Nanci Feijó, Sebastiana dos Prazeres, Lucelena Cândido e Reneudo Guedes, além da secretária executiva do CES/PE, Suzana Assis. 

Durante o fórum alguns conselheiros da Delegação Pernambucana, ponderaram no evento, entre eles, Reneudo Guedes, José Ribeiro e Henrique Eduardo, que na ocasião, explicou que não era possível realizar a avaliação da 14ª Conferência nacional de Saúde, uma vez que nem todos detinham o relatório e o fórum não teria tempo hábil para esta demanda. A proposta foi acatada pelo plenário do VI Fórum.

O evento teve o objetivo de discutir o fortalecimento do Controle Social a partir das especificidades de cada territorialidade, identificando ainda as fragilidades e experiência exitosas vivenciadas pelos conselhos. De acordo com a secretária executiva do CES/PE, Suzana Assis, este foi o primeiro fórum a unir as Regiões do Norte e Nordeste, pois antes estes fóruns estavam sendo realizados apenas ao nível de Nordeste e a partir do Fórum de Alagoas, no então V Fórum, foi deliberado unir estas regiões e São Luiz acabou sendo contemplado. 

Para o VII Fórum, Pernambuco será o anfitrião juntamente com o apoio da capital. No VI Fórum foi aprovada inclusive a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para construir a proposta metodológica do fórum de Pernambuco, que servirá de norte para os demais fóruns, uma vez que irá padronizar alguns instrumentos como a metodologia e o regimento interno.


08/06/2012 - Inscrições abertas para II Oficina Regional de Orçamento e Finanças do Controle Social

Evento disponibilizará almoço e hospedagem aos conselheiros da IX e VII Geres

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), por meio de sua Comissão de Análise e Orçamento informa que estão abertas as inscrições para a II Oficina Regional de Orçamento e Finanças do Controle Social, que será realizada, de 23 a 25 de julho, no Hotel Plaza, no município de Salgueiro, a 518 km da capital Recife.

A oficina, que é realizada em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Pernambuco (COSEMS-PE), Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) e Controladoria Geral da União (CGU), disponibilizará hospedagem e refeição para os conselheiros pertencentes aos conselhos de saúde da IX e VII Gerência Regional de Saúde (GERES).
A iniciativa se configura num espaço para promoção e diálogo acerca da transparência da informação pública, além da atuação de conselhos de políticas públicas como instâncias de controle”, explica a coordenadora da Comissão de Análise e Orçamento do CES-PE, Lindinere Ferreira.
Poderão participar da oficina, quatro conselheiros do segmento usuários, um trabalhadores e um do segmento gestor/prestador. As inscrições podem ser realizadas pelo endereço eletrônico www.conselhoestadualdesaude.blogspot.com

 
08/06/2012 - Coordenador da Comissão de Supervisão participa de Seminário da luta contra a morte materna em Brasília

Conselheiro participou do seminário sugerindo mudanças na política de saúde

O coordenador da Comissão de Supervisão do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), Carlos Freitas participou dias 28 e 29 de maio, em Brasília (DF), do Seminário “O Enfrentamento da Morte na Política e Atenção Integral à Saúde da Mulher”.

O seminário, que aprofundou debates sobre o enfrentamento da morte materna, foi promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) que mobilizou feministas, conselheiros de saúde e pesquisadores no Dia Mundial da Luta pela Saúde da Mulher e Contra a Morte Materna.

Durante o evento, Carlos Freitas indagou sobre a responsabilidade das mortes maternas, fazendo a seguinte pergunta no debate da primeira mesa “Quem é o grande vilão das mortes das mulheres brasileiras, as igrejas ou a política da mortalidade materna?”. Freitas utilizou como argumento a política materna desenvolvida pelo Estado, que utiliza a resolução normativa Nº 241, que limita o número de profissionais de prestação de serviço nos municípios. 

O Coordenador também se pronunciou durante a segunda mesa de debate “Promoção da atenção – qualificada e humanizada – obstétrica e neonatal, incluindo a assistência ao abortamento em condições inseguras para mulheres, jovens e adolescentes”, sugerindo a implantação, em todos os municípios, do Projeto Rede Cegonha, com cofinanciamento e sob a responsabilidade das três esferas do governo. 

Outra sugestão dada por Freitas durante o seminário foi à humanização das senhas liberadas pela Central de Regulações de Partos, que elas sejam liberadas com a garantia das gestantes, que quando ao chegar no local indicado, estejam com os seus leitos disponíveis, evitando assim, que a mesma tenha que passar por uma triagem.


31/05/2012 - CES promove I Seminário de Comunicação, Tecnologia e Informação em Saúde



Evento contará com grandes nomes da área. As inscrições já estão abertas.


O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), por meio de sua Comissão de Comunicação Social & Imprensa (CCSI), promove dias 12 e 13 de julho, no Recife Praia Pina, no Pina ,o I Seminário de Comunicação, Tecnologia e Informação em Saúde. Sob o tema “Comunicar é fortalecer o controle social no SUS”, o evento proporcionará um espaço de diálogo para trabalhar a falta de interlocução na comunicação entre os atores que desenvolvem o controle social no âmbito do SUS, além de buscar a criação de uma rede de comunicação entre os Conselhos Municipais de Saúde (CMS). 

 “Este seminário será apenas o início de um trabalho contínuo que será desenvolvido em parceria com o Departamento de Informática do SUS (DATASUS PE) e a unidade da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco (Fiocruz PE) para a capacitação dos atores sociais que lutam em prol do SUS, com o objetivo de promover a comunicação no controle social em seus municípios”, explica o coordenador da Comissão de Comunicação Social & Imprensa do CES/PE, José Ribeiro. 

Na programação estão previstas participações de convidados como a coordenadora do Programa de Pós Graduação em Informação e Comunicação e Saúde da Fiocruz, Inesita Araújo, o doutor em ciências da comunicação e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Valdir de Castro, o coordenador da Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde (CICIS) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Geraldo Vasconcelos, e a colunista do Jornal do Commercio, Verônica Almeida. 

Outros convidados também participarão do evento, como: a coordenadora Nacional do Programa de Inclusão Digital (PID) para conselhos de saúde, Zenite Bogea, o Superintendente de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE), Thiago Nunes, e o diretor do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, unidade da Fiocruz em Pernambuco, Eduardo Freese. O seminário, que será realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), tratará de temas como: a comunicação, a saúde e o controle social, por meio de palestras, mesas redondas e grupos de trabalho. 

 Além deste Seminário, mais quatro oficinas, visando à capacitação prática, serão realizadas no segundo semestre deste ano, voltadas para os CMS, nas quatro regiões do Estado: Mata Sul, Mata Norte, Agreste e Sertão. Ainda de acordo da organização serão disponibilizados 400 vagas, nas quais poederão se inscrever, conselheiros, dos segmentos trabalhadores, usuários e gestores, além de profissionais e estudantes de comunicação e áreas afins. Os interessados poderão realizar as inscrições no endereço www.conselhoestadualdesaude.blogspot.com

Programação Oficial

17/05/2012 - CIST desenvolve curso de atualização técnica em saúde do trabalhador da Unidade Sentinela

Curso tem por objetivo promover um espaço de diálogo junto aos atores sociais que atuam na área da assistência e vigilância à saúde.

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) está desenvolvendo o Curso de Atualização Técnica em Saúde do Trabalhador da Unidade Sentinela para o Controle Social e Profissionais de Saúde, que será realizado, nos dias 18 e 19 de maio, na Pousada Othon no Parque das Paraibeiras, no município de Floresta, a 433 Km do Recife. 

O evento, que homenageia o Coronel Àlvaro Ferraz, tem por objetivo promover um espaço de diálogo junto aos atores sociais que atuam na área da assistência e vigilância à saúde, no controle social e junto à sociedade civil organizada, na construção de ações estratégicas intersetoriais para implementação da política de saúde do trabalhador no território da unidade sentinela de Floresta.

O Curso que espera reunir um público de 100 pessoas, entre elas representantes de categorias de classe, trabalhadores em geral, Conselho de saúde e de profissionais de saúde, Vigilância á Saúde, Coordenador da MAC, Conselho gestor, CEREST Regional, Representantes da Regional de Saúde e da Regulação, terá carga horária de 20 h/a. 

Entre os palestrantes, está o coordenador do CEREST-GOIANA, Clênio Guedes, que irá proferir palestra sobre “Unidade Sentinela – Definição de Unidade Sentinela a Luz das Portarias; o seu papel na Renast e a sua importância regional”. O curso está sendo desenvolvido pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) e promovido pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado (SES/PE). Maiores informações pelo número (81) 3184.4210.



17/05/2012 - CMS de Altinho cria Blog Institucional

Blog irá divulgar atividades e ações do CMS de Altinho

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Altinho, cidade a 139 km da capital pernambucana, criou em abril, o blog institucional do órgão colegiado para divulgar as ações do controle social desenvolvidas pelo conselho.

O endereço, cmsaltinho.webnode.com além de divulgar as ações e atividades do conselho, servirá para as visitas dos conselheiros aos serviços de saúde, disponibilizando dois formulários, uma para as visitas nas residências dos usuários e outro como roteiro para facilitar as observações nos estabelecimentos de saúde pública. 

“O CMS de Altinho, após sua iniciativa de comunicação, foi convidado para participar em julho, do I Seminário Estadual de Comunicação Social, Tecnologia e Informação em Saúde, promovido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), para apresentar seu case na comunicação para o fortalecimento do controle social”, explica o coordenador da Comissão de Comunicação Social e Imprensa do CES, José Ribeiro.



11/05/2012 - CES promove II Seminário Pernambucano sobre Saúde Mental e Trabalho




Seminário espera reunir um público de 300 pessoas entre eles pesquisadores e estudiosos do campo da saúde mental e trabalho.



O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), por meio de suas Comissões Intersetoriais de Saúde Mental (CISM) e Trabalhador (CIST) promovem de 23 a 25 de maio, na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), centro do Recife, o II Seminário Pernambucano sobre Saúde Mental e Trabalho, sob o tema “O Trabalho: Fonte de Prazer e/ou Sofrimento”.


O evento, que têm entre seus objetivos fomentar ações intersetoriais das políticas públicas, tendo em vista a atenção à saúde do trabalhador com foco na promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e readaptação no campo da saúde mental, espera reunir um público de 300 pessoas, entre eles pesquisadores e estudiosos do campo da saúde mental e trabalho, além de profissionais de RH, de segurança e saúde, dirigentes sindicais, membros do controle social e de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes.


Entre os temas a serem trabalhados no seminário estão: “Os Novos Modelos de Gestão e o Impacto na Saúde do Trabalhador, com Foco nos Problemas Atuais no Campo da Saúde Mental”, “As Doenças Psicossomáticas Decorrentes do Processo de Trabalho”, além do tema central do evento “O Trabalho Fonte de Prazer e/ou Sofrimento”, proferido pela Pós-Doutora em Psicodinâmica do Trabalho, Ana Magnólia Mendes.


O seminário, que será realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), está com suas inscrições abertas, e podem ser realizadas pelo e-mail: ces.saude.pe@gmail.com ou pelo telefone (81) 3184.4210.






10/05/2012 - Nova secretária executiva do CES-PE é apresentada ao pleno

Suzana Assis é formada em Serviço Social pela UFPE e pós-graduada em Ciências Políticas pela UNICAP.


A nova secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), Suzana Assis, foi apresentada nesta quarta-feira (09), na reunião ordinária n° 414. Suzana, que até então era secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde do Recife, é formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduada em Ciências Políticas pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

“É uma grande honra trabalhar no Conselho Estadual e espero ser uma facilitadora nas ações e atividades dos conselheiros na busca pela manutenção do controle social no âmbito do SUS e alcançar a legitimidade do exercício”, enfatiza Suzana.

Na reunião, que homologou quatro novos conselheiros, sendo eles: Djair Alcântara de Freitas e Luís Carlos da Silva, ambos representantes da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) e, Diego Pessoa Gomes e Adelaide Caldas Cabral, ambos representando a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), também foram discutidos temas como a organização e funcionamento do Laboratório Central de Pernambuco (LACEN) e o Plano Estadual de Combate à dengue, apresentado pelo secretário executivo de Vigilância em Saúde, Eronildo Felisberto.

Durante a apresentação do LACEN, o coordenador da Comissão de Supervisão, Carlos Freitas, indagou sobre o monitoramento da água para consumo, devido às estatísticas mostrarem que a ocupação da metade dos leitos hospitalares é causada por doenças transmitidas pela água, além de contestar a forma da água servida pela Compesa. O secretário do LACEN, Eronildo Felisberto, explicou que a Agência Estadual de Meio Ambiente (CRRH) é que faz a análise da água em parceria com o LACEN.

Além disso, o coordenador contestou o motivo do LACEN não ter apresentado o relatório anual de gestão ao CES-PE, pois segundo Carlos Freitas, o laboratório ficou de encaminhar o relatório a todos os conselheiros e não cumpriu. Já na apresentação do Plano Estadual de Combate a Dengue, o coordenador sugeriu incluir o tratamento homeopático nos casos de dengue clássica e hemorrágica.  

Do mesmo modo, outros assuntos como o parecer jurídico sobre as ações e atividades do CES-PE e seus membros, a participação do coordenador de planárias e seu suplente nas reuniões do Conselho Nacional de Saúde (CNS), os critérios para participação de conselheiros em eventos e os processos de remoção de servidores da FUNASA/MS, permearam as discussões no período da tarde.

Por fim, foram também apresentados convites ao CES-PE, para audiência pública da Frente Parlamentar de Comunicação, no dia 14 de maio, e para o VI Fórum dos Conselhos Estaduais e Municipais das Capitais do Norte e Nordeste, que será realizado de 21 à 23 de junho, no Maranhão.

02/05/2012 - Comissões reúnem-se para discutir agravos na saúde mental no Estado

Falta de medicamentos e internamento psiquiátrico são os principais problemas apontados na reunião.

As Comissões de Saúde Mental e Supervisão reuniram-se, no dia 24 de abril, na Sede do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), juntamente com a Gerência de Atenção à Saúde Mental (GASAM), os Conselhos Municipais de Saúde da Região Metropolitana do Recife (RMR) e membros do CES para discutir a política de saúde mental do Estado.

“Na ocasião foi apresentado o Plano de Política de Saúde Mental e em seguida foram feitos alguns questionamentos da real situação da saúde mental no Estado, principalmente no processo de desinstitucionalização que ocorreu no Hospital Alberto Maia em Camaragibe, no qual ainda há 68 paciente aguardando serem removidos para residências terapêuticas do seu município, esses paciente ainda se encontram no Centro de Apoio Psiquiátrico (CAPs), no Km 14, em Aldeia”, explicou o coordenador da Comissão de Supervisão, Carlos Freitas.

Nas discussões também foram feitas outras graves denúncias, como o internamento dos usuários do SUS de psiquiatria refente ao público adolescentes, que na maioria das vezes, só conseguem internamento por meio de uma ação judicial, algo que de acordo com a coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Mental, Maria José, acarreta prejuízos a população.
“O Plano de Enfrentamento ao Crack e outras drogas foi implantado no Estado, porém tem alguns impasses e não funciona de acordo com o planejado. Na prática "o manejo" acontece de outra forma. Também discutimos sobre a assistência a criança e adolescente de transtorno mental que no Estado é bastante precária, a assistência se dar nos CAPS, com pouco acompanhamento ambulatorial. Foi consenso na reunião que a rede necessita mudar, ser fortalecida para poder  andar junto com a reforma psiquiátrica, com o processo de desospitalização”, diz Maria José.  

Outro fator grave, apresentado pela comissão, foi a falta de medicamentos para o tratamento contínuo nos CAPs, principalmente os medicamentos fornecidos pelo Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (LAFEPE), algo, que segundo Maria José, prejudica os portadores de doenças mentais.


18/04/2012 - Conselho Estadual de Saúde promove eventos para o fortalecimento do Controle Social


Ações contribuem para o fortalecimento do controle social no âmbito da saúde

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), por meio de suas Comissões, está promovendo, esta semana, ações para o fortalecimento do controle social no âmbito da saúde. Entre algumas destas ações esta a I Oficina Regional de Orçamento e Finanças do Controle Social, realizada dias 19 e 20 de abril, em Petrolina, pela Comissão de Análise e Orçamento.

A oficina, que tem como tema “Em busca do Fortalecimento do Controle Social ampliando a Participação dos Atores Sociais”, objetiva ampliar a rede de fiscalização do controle social para melhorar a aplicação e controle do orçamento público, para que os recursos da saúde não sejam mal gerenciados.

“As oficinas servirão para levar informações aos atores sociais sobre a importância da participação na elaboração e fiscalização do orçamento público da saúde, para isso, fechamos uma parceria inédita no Brasil com o Tribunal de Contas do Estado e a Controladoria Geral da União”, explica a coordenadora da CAO, Lindinere Ferreira.

Além deste, outros eventos permeiam a agenda do CES/PE, como as Reuniões de Trabalho promovidas pela Comissão de Assessoramento, com os Conselhos Municipais de Saúde (CMS) e as Unidades das Gerências Regionais de Saúde (Geres). As reuniões, que já deram início na I Geres, em Recife, V Geres, em Garanhuns, VI Geres, em Arcoverde e hoje, na IV Geres, em Caruaru, devem se estenderem até o mês de maio, com reuniões a serem realizadas nas Geres VII (Salgueiro), VIII (Petrolina), IX (Ouricuri), X (Afogados da Ingazeira), XI (Serra Talhada), XII (Goiana) e por último a II (Limoeiro). Todas com o objetivo de diagnosticar a situação dos conselhos, discutir os problemas e trazer, em conjunto, soluções.

“As reuniões servirão para conhecer a situação de todos os conselhos de saúde por região, possibilitando a partir deste, a construção de resolubilidades e uma maior contribuição do CES nas atividades dos CMS e de Unidades”, explica o coordenador da Comissão de Assessoramento, Reneudo Guedes.

Neste contexto, a Comissão de Supervisão também está realizando ações de fiscalização, na VIII e IX Geres, nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Ipubi, Bodocó, Ouricuri, Araripina, Trindade e Exu, atendendo as demandas provenientes das auditorias do SUS realizadas pelo Ministério da Saúde.

28/03/2012 - Comissão de Supervisão reúne-se com gestora da saúde de Palmares


Laboratório do Lafepe do município atendia três mil usuários anuais antes da enchente de 2010

A Comissão de Supervisão e Fiscalização do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) reuniu-se nesta terça-feira (27), na Sede do CES/PE, centro do Recife, com a gestora da saúde do município de Palmares, localizado na Mata Sul do Estado, e um representante do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) para reativação da farmácia no município.

A reunião contou com a participação da secretária de saúde de Palmares, Dra. Maria Rubiana, a farmacêutica contratada, Renata Belém e o representante comercial do Lafepe, Djalma Lima, que na ocasião, parabenizou o CES/PE, pela iniciativa de reativar a farmácia em Palmares.  

 “Fazem cinco meses que estou a frente da gestão da saúde no município e tenho feito um esforço muito grande para que a unidade seja reaberta”, explica a secretária de saúde de Palmares, Dra. Maria Rubiana.

Ainda durante a reunião, a gestora do município apresentou o contrato da farmacêutica, que atenderá na unidade e informou que a confecção da nova placa já está sendo confeccionada. Já o representante comercial do Lafepe, Djalma Lima, informou que o Lafepe está investindo R$ 35 mil para reabertura da farmácia local. 

 “O CES não poderia ficar de braços cruzados vendo uma importante unidade pública de atendimento, como o Lafepe de Palmares, de portas fechadas, visto que a mesma atendia por ano, antes da enchente de 2010, aproximadamente três mil usuários”, diz o coordenador da Comissão de Supervisão e Fiscalização, Carlos Freitas.

A reabertura ocorreu após denúncia do conselheiro estadual, Carlos Calheiros, representante da Pastoral da Criança, que informou o caso ao CES. O Conselho, como órgão fiscalizador, enviou a Comissão de Supervisão e Fiscalização ao local, que comprovou o fato.




23/03/2012 - Comissão de Assessoramento realizará diagnóstico situacional dos conselhos de saúde por Geres



Reuniões servirão para conhecer a situação de todos os conselhos de saúde por região, possibilitando a partir deste, a construção de resolubilidades.

A Comissão de Assessoramento do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) realizará na próxima terça-feira (27), no Colégio Nóbrega, no centro do Recife, a primeira reunião de trabalho com os Conselhos Municipais de Saúde (CMS) e os de Unidades de Saúde da I Gerência Regional de Saúde (GERES), com objetivo de diagnosticar a situação, discutir os problemas e trazer, em conjunto, soluções.

“As reuniões servirão para conhecer a situação de todos os conselhos de saúde por região, possibilitando a partir deste, a construção de resolubilidades e uma maior contribuição do CES nas atividades dos CMS e de Unidades”, explica o coordenador da Comissão de Assessoramento, Reneudo Guedes.

Para participarem das reuniões, os conselhos devem encaminhar quatro conselheiros, seguindo a paridade nos segmentos de dois usuários, um trabalhador e um gestor. Além dessa, outras 11 reuniões de trabalho serão realizadas nas outras 11 GERES, no período de março a maio deste ano.

Na reunião da terça-feira, o evento começará a partir das 8h com previsão de encerramento às 16h. O CES ficará responsável pelo espaço de discussões, refeições e kit com pasta, caneta, bloco de notas, leis e resoluções sobre a legislação vigente no âmbito do controle social e do Sistema Único de Saúde (SUS).


22/03/2012 - Curso de Comunicação e Informação da Fiocruz disponibiliza 80 vagas para PE

O conteúdo será realizado na modalidade a distância (on-line) e contará com apoio de tutores

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), promovem o Curso de Informação e Comunicação em Saúde para o Controle Social.

O curso, que tem por objetivo contribuir para um processo intensivo e continuado de apropriação e uso pelos Conselhos de Saúde das informações e comunicação relevantes para o exercício do controle social em saúde, tem como público alvo os conselheiros dos conselhos municipais, estaduais e nacional de saúde, inclusos no cadastro nacional de conselhos de saúde que aderiram ao Programa de Inclusão Digital (PID).  

Foram disponibilizadas 80 vagas para o Estado de Pernambuco, destas, cinco são para o Conselho Estadual de Saúde - CES - (duas para o segmento dos usuários, uma para o segmento dos trabalhadores, uma para o segmento gestor e uma para a secretária-executiva).  As outras 75 vagas serão destinadas para os conselhos municipais de saúde validados e aptos pelo Grupo de Trabalho do Programa de Inclusão de Digiral (GT-PID).

Os candidatos às vagas devem efetuar as inscrições até o dia 12 de abril, pelo site http://www.ead.fiocruz.br/ e enviar, via SEDEX ou carta registrada, cópias frente e verso autenticadas do RG e do CPF, além da carta de apresentação que consta no anexo I do edital para o endereço EAD-ENSP/Fiocruz, Informação e Comunicação em Saúde para o Controle Social, seleção de alunos, Caixa Postal 35519 – CEP 21040-970 – Rio de Janeiro - RJ e para o CES/PE enviar apenas a carta de apresentação.

Pernambuco terá duas turmas de 40 alunos, cada qual, com duração de três meses. Os interessados deverão ser conselheiros em função do exercício, serem indicados pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e pelo CES/PE, possuir correio eletrônico (e-mail), saber manusear computadores e aplicativos de internet e disponibilizar cinco horas semanais para os estudos do curso, o qual, terá carga horária de 60 h/a e contará com o apoio de tutores locais. Informações apenas pelo e-mail: pseletivo@ead.fiocruz.br


19/03/2012 - Coordenador da Comissão de Supervisão participa de eventos

Freitas procura conscientizar a população sobre a importância do controle social nos eventos em que participa

O Coordenador da Comissão de Supervisão e Fiscalização, Carlos Freitas, participou no dia 14 de março, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), de uma palestra para apresentar o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), aos alunos do curso de ciências contáveis, que estão estudando a problemática da seguridade social.

Freitas também participará, no dia 22 de março, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR), do evento Rio é Saúde; Rio é Vida, em prol do Rio Capibaribe, com cavalgada ecológica e debates sobre o meio ambiente. O evento encerrará no dia 25, com uma missa realizada as margens do rio e com a construção de uma carta aberta à população cobrando aos órgãos competentes saneamento básico no município. A iniciativa, que conta com o apoio da ONG Recapibaribe e da Paróquia do Município São Lourenço Mártir, é realizada em alusão ao Dia Internacional da Águas, celebrado no dia 22 de março.

“Como coordenador da Comissão de Supervisão procuro dar visibilidade, nos acontecimentos em que sou convidado a participar, sobre o que é o conselho e sua importância na área da saúde. Bem como, tento fortalecer o controle social no âmbito da saúde pública dando minha contribuição para que a sociedade se atente a essas questões”, explica Freitas.

Ainda em sua agenda, o coordenador participará, no dia 30 de março, na Paróquia de São Lourenço Mártir, de uma palestra em parceria com a ONG Amigos do Transplantado de Medula Óssea (ATMO) e a Pastoral da Saúde, com o intuito de conscientizar a população do município a serem doadores. Após a via sacra os fiéis vão doar a medula óssea encerrando o evento.


15/03/2012 - CES realiza Conferência Livre sobre Transparência e Controle Social

Conferência discutirá entre outros temas a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e as diretrizes para prevenção e combate a corrupção

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) realiza dia 26 de março, no Auditório do Sindicato dos Bancários, no centro do Recife, Conferência Livre sobre Transparência e Controle Social.

O evento tem como objetivo consolidar e encaminhar até 10 propostas e diretrizes diretamente para a coordenação executiva nacional da Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que será realizada, de 18 a 20 de maio, em Brasília/DF.

“Com a iniciativa esperamos levar informação aos atores sociais da importância da defesa dos direitos e deveres constitucionais e da participação na transparência e fiscalização dos recursos público da saúde”, explica o conselheiro da Comissão de Análise e Orçamento do CES/PE, Adson José.

A conferência, que discutirá entre outros temas “A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle” e “As diretrizes para prevenção e combate a corrupção”, está destinada a conselheiros estaduais de saúde de Pernambuco, conselheiros municipais de saúde da Região Metropolitana do Recife (RMR) e conselhos gestores da RMR.  Maiores informações pelo telefone (81) 3184.4210.



14/03/2012 - Comissão de Supervisão fecha parceria com Arquidiocese de Olinda e Recife

Parceria busca conscientizar fiéis da igreja católica e população sobre as leis do SUS

A Comissão de Supervisão e Fiscalização do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) fechou, na última terça-feira (6), em reunião com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, no Palácio dos Manguinhos, no Recife, parceria para a comissão proferir palestras, nas capelas, paróquias e programas católicos da rádio Olinda, sobre leis do Sistema Único de Saúde (SUS), na garantia de direito regido pela carta magna da Constituição Federal (CF/88), art. 196 – “Saúde é Direito de Todos e dever do Estado”.

A iniciativa partiu do coordenador da Comissão de Supervisão e Fiscalização, Carlos Freitas, que também é membro da Pastoral da Saúde do município de São Lourenço da Mata. “O objetivo da parceria é mostrar a importância do SUS na vida de todo o povo brasileiro, como plano de saúde que garante ao cidadão o direito nas políticas públicas de saúde, desde o seu nascimento até seu último dia de vida, sendo o SUS, um sistema universal, igualitário e integral”, explica Freitas.

A parceria, que busca conscientizar os fiéis da igreja católica e a população em geral, sobre o SUS, esta sendo desenvolvida em consonância com a Campanha da Fraternidade, que traz esse ano o tema “Fraternidade e Saúde Pública – que a saúde se difunda sobre a terra”.

Na reunião estiveram presentes, além do coordenador Carlos Freitas, o conselheiro do CES/PE, Xavier Uytdenbroek , e os representante da ONG Amigos de Transplante de Medula Óssea (ATMO), Liliane Peritore e Gilberto de Castro, bem como o auvidor da Associação de Defesa dos Usuários de Seguro, Planos e Sistema de Saúde (ADUSEPS), Júlio César.


14/03/2012 - Comissão de Análise de Orçamento promove I Oficina Regional em Petrolina

Oficina objetiva ampliar a rede de fiscalização do controle social para melhorar a aplicação e controle do orçamento público, para que os recursos da saúde não sejam desviados ou mal gerenciados.
A Comissão de Análise de Orçamento (CAO) do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) promove, nos dias 19 e 20 de abril, em Petrolina, no Sertão do Estado, a I Oficina Regional de Orçamento e Finanças do Controle Social. Sob o tema “Em busca do Fortalecimento do Controle Social ampliando a Participação dos Atores Sociais”, a oficina objetiva ampliar a rede de fiscalização do controle social para melhorar a aplicação e controle do orçamento público, para que os recursos da saúde não sejam desviados ou mal gerenciados.
“As oficinas servirão para levar informações aos atores sociais sobre a importância da participação na elaboração e fiscalização do orçamento público da saúde, para isso, fechamos uma parceria inédita no Brasil com o Tribunal de Contas do Estado e a Controladoria Geral da União”, explica a coordenadora da CAO, Lindinere Ferreira.

O evento, que dará continuidade ao Seminário Estadual de Análise e Orçamento, realizado em novembro de 2011, no Cabo de Santo Agostinho, espera reunir um público de 100 pessoas, entre elas conselheiros municipais de saúde da VIII Geres, divididos seis do segmento dos usuários, três trabalhadores e três dos gestores, além dos Conselhos Locais dos Hospitais Regionais.

Além dessa, outras cinco oficinas serão realizadas ainda este ano, nos municípios de Ouricuri, Serra Talhada, Salgueiro, Afogados da Ingazeira e Arcoverde. Todas fazem parte das metas e ações do Plano Estadual de Saúde (PES), 2012 a 2015, do CES com o intuito de fortalecer o controle social.

A oficina é organizada pelo CES e realizada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Controladoria Geral da União (CGU). A organização do evento disponibilizará hospedagem e alimentação para os participantes. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: financeiro.ces.pe@gmail.com . Maiores informações pelo (81) 3184.4210



01/03/12 - Falta Conselho Gestor nos novos hospitais estaduais

A implantação dos conselhos, com representação de trabalhadores do SUS, usuários dos serviços e gestores para fiscalizar a unidade, foi cobrada em reunião, na última quarta-feira (29/02), do Conselho Estadual de Saúde. Representantes de usuários querem espaço para o controle social nas UPAs e hospitais metropolitanos inaugurados pelo atual governo do Estado. Na mesma reunião,  ficou definido pedido de avaliação das contas do Hemope pelos Tribunais de Contas da União e do Estado. Carlos Freitas, da Associação de Defesa dos Usuários (Aduseps), autor da proposta, alega que a fundação de hematologia e hemoterapia tem dívida persistente e faltam remédios e materiais para atendimento dos doentes. Também defendeu na ocasião que o Centro de Transplante de Medula Óssea  do Hemope seja reaberto, em atendimento à ordem judicial, mas com quadro completo de profissionais e abastecido. O CTMO também foi tema de audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (01/03) na Câmara de Vereadores do Recife. 

PE é 16º lugar em qualidade do SUS

Pernambuco ficou no 16º lugar entre os Estados brasileiros, abaixo de outros cinco do Nordeste, em acesso e qualidade dos serviços de saúde do Brasil. O ranking foi divulgado nesta quinta-feira (1/3) pelo Ministério da Saúde, que apresentou a ferramenta de avaliação:   Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012). O Estado obteve nota 5,29, enquanto Alagoas foi melhor avaliada, chegando a 5,43, seguido pelo Rio Grande do Norte (5,42), Bahia (5,39), Sergipe (5,36) e Piauí (5,34). Entre as capitais, Recife ficou em situação melhor que o Estado. Chegou ao décimo lugar, com nota 5,91, perdendo, na região, apenas para São Luís (MA). Veja mais em http://www.saude.gov.br/
Fonte: Verônica Almeida – Mais Saúde (JC)




27/02/12 - CES entrega crachás para funcionários e Conselheiros 

Cartões irão ajudar na identificação de funcionários e conselheiros no CES e nas unidades de saúde do Estado
 
O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), por meio da sua Comissão de Comunicação Social & Imprensa, entregou no mês de fevereiro, 81 novos crachás aos funcionários e conselheiros estaduais de saúde. Os cartões, além de servir para identificação dos funcionários e conselheiros, vão controlar o acesso das pessoas no CES e ajudar nas fiscalização.

“É uma obrigação institucional identificar os funcionários e conselheiros quando estes forem realizar alguma visita nas unidades de saúde do Estado”, explica a secretária-executiva do CES, Rita Barbosa.

Os crachás, confeccionados pela empresa Foto Beleza, estão sendo elogiados pelo design e pela forma de identificação, mas alguns conselheiros gostariam de fazer mudanças em seus cartões, por não aprovar a foto ou a forma de apresentação do nome. Mas problemas dessa natureza não serão corrigidos. Apenas serão trocados os crachás que não estiverem de acordo com os dados pessoais e/ou funcionais. 
 

27/02/12 - Bloco Emperrado + Sai arrasta foliões na Fernandes Vieira

Bloco reuniu cerca de 100 foliões na sexta-feira que antecede o Carnaval
 


O Bloco Emperrado + Sai, formado por funcionários do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), amigos e conselheiros de saúde, arrastou cerca de 100 foliões, na sexta-feira (17), na Rua Fernandes Vieira, centro do Recife.

Os foliões que desembolsaram a quantia de R$ 10,00 para a compra do kit, com camisa, bandana e preservativos, tiveram direito também a cerveja, refrigerante, feijoada e dobradinha. A animação começou às 14h, com Orquestra de Frevo.

O bloco, que saiu do CES com destino até à antiga Secretaria Estadual de Saúde, na Praça Oswaldo Cruz, está no seu segundo ano, sempre saindo face às proximidades dos festejos de Momo.

“O bloco foi criado no intuito de poder reunir os funcionários do conselho, amigos e conselheiros para festejarmos juntos a abertura do carnaval, na sexta-feira que antecede o sábado de Zé Pereira”, explica o organizador do bloco, Cícero Guedes.

13/02/12 - CES apresenta diagnóstico da saúde do Estado

Relatório apresenta problemas como mau atendimento, péssimas condições de higienização, falta de profissionais e estrutura. 

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), por meio da sua Comissão de Supervisão concluiu no mês de janeiro deste ano, o relatório final que apura as denúncias encaminhadas pela ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades de saúde do Estado.  O grupo de trabalho, coordenado pelo conselheiro, Carlos Freitas, relatou irregularidades em mais de 10 unidades que recebem recursos financeiros do SUS.

“Nosso trabalho é atender a solicitação dos usuários das unidades de saúde que recebem recursos financeiros do SUS, a fim de apurar denúncias públicas feitas por meio de jornais, ouvidoria, ofícios, telefonemas e auditoria do SUS, que nos fornecem informações para podermos, por meio da comissão, fiscalizar e realizar as intervenções”, explica Freitas. 

Entre as denúncias está a do Hospital Perpétuo Socorro de Garanhuns, unidade privada que mantém convênio com o SUS, a unidade conta com uma boa estrutura na unidade de oncologia, principalmente no setor de quimioterapia, com 14 leitos e equipamentos de alta tecnologia, mas devido à burocracia da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Central de Leitos, os pacientes são encaminhados para o Hospital do Câncer, no Recife, superlotando a unidade da capital. Hoje de acordo Freitas, esses serviços estão habilitados aos usuários do SUS devido as intervenções dessa comissão.

Em outra unidade de oncologia, desta vez no Recife, no Hospital Oswaldo Cruz, o setor está prejudicado por falta de manutenção hidráulica, acarretando prejuízo aos usuários do SUS, que estão sendo atendidos no setor pediátrico do hospital.  

Denúncia grave também no refeitório do Hospital Agamenon Magalhães (HAM) no Recife, o local, segundo relato dos próprios funcionários, está infectado com aparecimento de baratas no balcão, que é feito à alimentação dos pacientes, além disso, dentro da cozinha até cobra foi encontrada, bem como palitos de dentes dentro do feijão e baratas na sopa, sem contar com equipamentos e utensílios desgastados, que saem dos padrões da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA).

Para piorar a situação do HAM, de acordo com os funcionários o ar-condicionado está quebrado e o calor é insuportável, o piso encontra-se em condições precárias, parede e teto com mofo, infiltrações em vários locais da cozinha e banheiros faltando às tampas dos vasos sanitários. Outra questão, levantada pela comissão, são as péssimas condições de limpeza executada pela empresa Líber. A fiscalização no HAM ocorreu com o acompanhamento dos membros da Comissão de Supervisão e representantes do conselho gestor do hospital e da administração da unidade.

Irregularidades encontradas também no Hospital da Restauração (HR), onde foram identificados pacientes com KPC, bactéria resistente a antibióticos que pode levar à morte, internados juntamente com os demais pacientes sem qualquer isolamento. Na questão de higienização o HR apresenta, no setor da unidade de trauma, onde ficam os pacientes graves, a há ausência de sanitários e o ambiente encontra-se em condições precárias de limpeza, com a presença de baratas e escorpiões nas paredes.

Foram também encaminhas denúncias e irregularidades dos municípios de Tupanatinga onde os plantões médicos do final de semana ficam por responsabilidade de enfermeiros; Belo Jardim onde faltam ambulâncias; Barreiros, em que não há obstetras nos finais de semana; Camaragibe, que não oferece leitos de pediatria; Petrolina os pacientes chegam há passar um ano e cinco meses a espera de uma consulta médica, de média e alta complexidade, bem como o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do município, que está funcionando com apenas 10% da sua capacidade, devido aos seus serviços terem sido descentralizados dessa unidade.

Em Palmares faltam médicos nos Postos de Saúde da Família (PSF); além do fechamento da farmácia do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (LAFEPE) no município e o péssimo atendimento no Hospital Regional de Palmares. Ainda de acordo com a comissão as denúncias apuradas no município foram realizadas antes da administração da Organização Social (OS) Maria Lucinda.

Matéria desenvolvida pelas Comissões de Supervisão & Comunicação

09/02/12 - Conselheiros participam do Fórum Social da Saúde em Porto Alegre 


Oito representantes do controle social da saúde de Pernambuco propuseram e explanaram questões como saúde mental e políticas públicas sociais. 

Oito representantes do controle social da saúde de Pernambuco, sendo eles: Lucelena Cândido, Carlos Freitas, Eduardo Souza, Sebastiana dos Prazeres, John Pontes, José Ribeiro, Manoel Rocha e Avelar Castro participaram, de 26 a 27 de janeiro, em Porto Alegre - RS, da 4ª edição do Fórum Social Temático da Saúde e Seguridade Social, evento realizado integrado ao Fórum Social Mundial.

O Fórum, que é orientado pelos princípios da pluralidade, diversidade e singularidade, tendo caráter não confessional, não governamental e não partidário, tem o propósito de dialogar com a sociedade civil mundial comprometida com a luta pelo direito humano à saúde, opondo-se ao discurso e prática neoliberal que a situam no campo dos serviços, transformando-a numa mercadoria geradora de lucro.

Na ocasião os representantes do controle social da saúde pública do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), Avelar Castro e Carlos Freitas fizeram parte das discussões do encontro. O evento abordou temas como crise capitalista, justiça social e ambiental.

“Fiz uma explanação sobre o SUS no Brasil e critiquei fortemente não só a maneira como é aplicada a saúde mental no país, como o radicalismo empregado no tratamento de portadores de transtornos mentais”, diz o conselheiro Avelar.

Já o conselheiro Freitas sugeriu três propostas, durante a palestra “Sistema de Determinantes do Governo”, proferida pelo médico belga, Guilhermo Pacaguimé, para serem encaminhadas aos países participantes do fórum. São elas: construção de uma agenda de um comitê de monitoramento das políticas públicas sociais; criação do observatório internacional e perdão das dividas externas dos países pobres.


06/02/12 - Funcionários do CES promovem 2º ano do Bloco Emperrado + Sai

Funcionários do CES promovem bloco de carnaval com direito à orquestra de frevo, cerveja, feijoada e dobradinha.

Os funcionários do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) definiram, esta semana, a data do Bloco Emperrado + Sai. O evento será realizado no dia 17 de fevereiro, a partir das 14h, com concentração na sede do CES, que fica na Rua Fernandes Vieira, 518 – Boa Vista, no Recife.

Este será o segundo ano do bloco, realizado face às proximidades dos festejos de Momo. O evento, organizados pelos funcionários do CES, contará com a animação de uma orquestra de frevo.

“O bloco foi criado no intuito de poder reunir os funcionários do conselho, amigos e conselheiros para festejarmos juntos a abertura do carnaval, no sábado de Zé Pereira”, explica o organizador do bloco, Cícero Guedes.

O preço da camisa custa R$ 10,00 e dará direito ao folião receber cerveja, feijoada, dobradinha e refrigerante. Os foliões interessados poderão entrar em contato pelo telefone (81) 3184.4210.

01/02/12 - Toma posse novo Conselho Gestor do HOF

Conselho pretende lutar para garantir um serviço de saúde digno e de qualidade, ajudando a definir os rumos do hospital de acordo com as necessidades da população.
 
Na última sexta-feira (27), tomou posse o novo Conselho Gestor do Hospital Ótavio de Freitas (HOF), no bairro Sancho, em Jaboatão dos Guararapes. A cerimônia de solenidade ocorreu na sala do Conselho Gestor Dra. Enfermeira Célia Bastos, no próprio hospital.

O novo conselho gestor, biênio 2012/2014, formado por 36 conselheiros, dividido entre usuários (50%), trabalhadores (25%) e da diretoria (25%), permite a participação da sociedade na saúde pública, seguindo o previsto nas diretrizes do SUS.

As eleições para o conselho foram segmentadas. No segmento trabalhador foram três dias de eleição, com voto direto e urna itinerante. No segmento usuários a eleição se deu por assembléia. Já os gestores foram indicados pela diretoria do hospital. E no dia 14 de fevereiro, serão eleitos os dois coordenadores do conselho gestor, um do segmento trabalhador e outro do usuário.

“Nosso maior trabalho é fazer o controle social junto com a comunidade, garantindo um serviço de saúde digno e de qualidade, ajudando a definir os rumos do hospital de acordo com as necessidades da população”, explica Astrilene Morais, conselheira do HOF.


30/01/12 - Justiça ordena reabertura do Centro de Transplante de Medula em PE
CTMO do Hemope foi fechado em dezembro de 2011.Cerca de 80 pessoas estavam na lista de espera por transplante.

O juiz Federal Roberto Wanderley Nogueira, da 1ª Vara de Pernambuco, concedeu medida liminar que determina a reabertura e funcionamento regular do Centro de Transplantes de Medula Óssea do Hemope (CTMO), fechado em dezembro de 2011. Também em dezembro, a diretora de Educação e Captação dos Amigos do Transplante de Medula Óssea (Atmo), Liliane Perrone, e o médico Antônio Jordão deram entrada na ação popular pedindo a reabertura do CTMO.

O centro havia sido fechado com base na política de sangue. "Temos que seguir a missão do Hemope. Política de sangue é feita em hemocentro. Dos 27 estados da federação, não tem nenhum hemocentro que cuide de câncer, por exemplo. Se você perguntar à Organização Mundial da Saúde, ao Ministério da Saúde, ao governo da França, dos EUA... Todos vão achar uma coisa inusitada um hemocentro tratando de oncologia”, declarou o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco no último dia 24 de novembro.

Na determinação, o juiz afirma que "a decisão de fechar o CTMO do Hemope e transferir por completo a responsabilidade do atendimento dos pacientes para o Hospital Português foi efetuada em desrespeito aos direitos fundamentais do cidadão, às normas de regência da licitação, à moralidade e ao patrimônio público". "Nós tínhamos uma estrutura que funcionava, que era exemplo. Estávamos animados com a possibilidade de expansão, quando chegou a informação que o CTMO seria fechado", lembra a psicóloga Cristina Botelho, que integrava a equipe do Centro.

O secretário de Saúde Antônio Carlos Figueira, em entrevista ao NETV do dia 3 de novembro, havia dito que os pacientes transferidos para o Hospital Português, que tem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia realizar 90 transplantes por ano, não seriam prejudicados e que os transplantes já programados estavam garantidos. Na época, ele anunciou também para dezembro de 2013 o funcionamento de uma nova unidade para transplantes de medula óssea no Hospital do Câncer.

O CTMO do Hemope, ressalta o médico Jordão, era o único centro público que fazia transplante de medula no Nordeste. "Ele funcionava como uma área avançada do Hemope dentro do Hospital dos Servidores. A equipe era multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, farmacêuticos, pessoas ultra especializadas nessa questão do câncer sanguíneo. Era um dos raros serviços públicos que o paciente tinha o telefone celular do médico", defende Jordão.

Quando foi fechado, o CTMO tinha cerca de 80 pessoas na lista de espera por um transplante e mais 47 registradas que ainda não haviam encontrado um doador compatível, segundo a diretora da Atmo Liliane Perrone. "Há dois anos, nós já precisávamos de mais 31 leitos para dar conta dos transplantes. Como, precisando de 31, você fecha três que são referência?", questiona Liliane. "Não é apenas uma questão de leitos, mas sim de um serviço público de qualidade que foi negado à população", acrescenta a psicóloga Cristina Botelho.

A decisão foi assinada pelo juiz no dia 25 de janeiro, com um prazo de 30 dias para ser cumprida. Procurada pela equipe do G1, a Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que a Procuradoria Geral do estado seria a responsável por se pronunciar sobre o assunto, uma vez que o caso já está no âmbito jurídico. O G1 entrou em contato com a Procuradoria, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.

Centro de transplante de medula fechado

No início de novembro, o governo do estado anunciou que o CTMO teria as atividades encerradas no dia 1º de dezembro de 2011. O atendimento passou então a ser feito, exclusivamente, no Hospital Português, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão teria tido como base o objetivo principal do Hemope, que é a política de sangue.

O Centro de Transplantes de Medula Óssea do Hemope funcionava há nove anos no Hospital dos Servidores do Estado. Entre os hospitais públicos do Nordeste, foi o primeiro a realizar este tipo de cirurgia. São apenas três leitos e um total de 73 transplantes. O tratamento é indicado para os pacientes com leucemia ou linfoma - tipos diferentes de câncer que afetam o sistema linfático e a produção de sangue.

                                                                                                           Fonte: Katherine Coutinho Do G1 PE


18/01/12 - CES realiza primeira reunião ordinária de 2012

Evento apresentou trabalhos e metas das comissões do conselho estadual de saúde

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) realizou, nesta quarta-feira (18), em sua sede no Recife, sua primeira reunião ordinária. Na pauta estava à aprovação da Ata nº 404, de setembro de 2011, que trata do Plano Estadual de Saúde (PES); à apresentação do consolidado de propostas das comissões do CES; saúde do trabalhador; saúde mental e a representação do CES nos diversos espaços.


Durante o evento a gerente estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador de Pernambuco, Andréa Lagreca, explanou a prestação de contas do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), além de apresentar todos os profissionais que atuam no CEREST estadual.

Ainda no tema saúde do trabalhador, a coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), Lindinere Ferreira, propôs a implantação de um CEREST em cada Gerência Regional de Saúde (GERE). Atualmente existem CEREST que atendem a 26 municípios.

Por fim, os coordenadores apresentaram os trabalhos e metas das comissões do CES. Entre eles, o coordenador da Comissão de Comunicação Social & Imprensa, José Ribeiro, que apresentou a primeira edição do Jornal CES, o blog institucional, além das metas para 2012, como a criação do seminário estadual de comunicação e as oficinas de capacitação para conselhos de saúde. Bem como, o coordenador da Comissão de Supervisão e Fiscalização, Carlos Freitas, que trouxe denúncias sobre a saúde pública em Pernambuco.


09/01/12 - Coordenadora da CIST participará do 2º Seminário Internacional de Políticas Públicas e a Saúde do Trabalhador

Evento faz alusão ao dia 28 de Abril de 1969, data em que morreram 78 mineiros na explosão de uma mina, na Virgínia, EUA.

A Coordenadora Estadual da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), Lindinere Ferreira, participará como debatedora da palestra “Os novos arranjos produtivos em Pernambuco e seus impactos sobre a saúde dos trabalhadores”, proferida por Lia Giraldo do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, no 2º Seminário Internacional de Políticas Públicas e a Saúde do Trabalhador, realizado, no dia 13 de fevereiro, na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE).

O evento tem por objetivo discutir os desafios, as perspectivas e o papel dos atores sociais na implementação de políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador, a partir de contextos loco - regionais e de experiências práticas.

O dia 28 de abril teve origem devido à explosão de uma mina no estado da Virgínia, EUA, em 28 de abril de 1969, onde morrem 78 mineiros.   A partir daí a data é lembrada internacionalmente como o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

O 2º Seminário Internacional de Políticas Públicas e a Saúde do Trabalhador é promovido pelo Movimento 28 de Abril e conta com o apoio da Central Únicas dos Trabalhadores (CUT-PE), Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST).



20/12/11 - Delegados aprovam 144 propostas na II etapa da 7ª Conferência Estadual de Saúde de PE


Evento encerra com aprovação de 144 propostas para a política de saúde no Estado. 

Cerca de 300 delegados representantes dos 183 municípios do Estado, além do Distrito de Fernando de Noronha, aprovaram nesta última quarta-feira (14), no Clube Português do Recife, 144 propostas para a política de saúde no Estado. A II etapa da 7ª Conferência Estadual de Saúde teve como objetivo específico discutir e aprovar as propostas, em âmbito estadual, para ampliação e melhoramento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as propostas aprovadas pelos delegados está a de “Garantir espaços protegidos para usuário de álcool e outras drogas com ênfase no crack, como as casas de acolhimento transitório (CAT) na rede publica de saúde”. 

O evento foi realizado em continuidade a 7ª Conferência Estadual de Saúde Zilda Arns e João Francisco Gonçalves, promovido de 9 a 11 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON-PE); que teve esse ano como tema “Todos (as) usam o SUS! O SUS na Seguridade Social – Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro”.

As propostas foram provenientes do apanhado final das diretrizes sugeridas nas conferências municipais e foram discutidas e avaliadas na conferência estadual em duas instâncias de debate e votação. A primeira nas plenárias temáticas, um processo tradicional construído no intuito de facilitar e incluir as pessoas nas discussões, e a segunda a plenária final, momento de consolidar as propostas que foram decididas nos grupos, compostos pelos delegados escolhidos de forma paritária. 

"As propostas sugeridas pelas conferências municipais serviram de parâmetros tanto para a conferência nacional, na qual foram enviadas 35 propostas, separadas em sete diretrizes, quanto para estadual, em que foram aprovadas 144, nesta segunda etapa, mais 117 aprovadas na primeira etapa no CECON-PE, totalizando 261 propostas em âmbito estadual”, explica o coordenador da Subcomissão de Relatória da Conferência, Domício Sá.


12/12/2011 - CES promove segunda etapa da 7ª Conferência Estadual de Saúde


Segunda etapa da conferência discutirá e aprovará as propostas para a política de saúde no Estado



O Conselho Estadual de Saúde (CES) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) promove, na próxima quarta-feira (14), no Clube Português do Recife, a segunda etapa da 7ª Conferência Estadual de Saúde Zilda Arns e João Francisco Gonçalves, com objetivo específico de discutir e aprovar as propostas, em âmbito estadual, para ampliação e melhoramento do Sistema Único de Saúde (SUS).



O evento será realizado em continuidade a 7ª Conferência Estadual de Saúde, promovido de 9 a 11 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON-PE); que teve esse ano como tema “Todos (as) usam o SUS! O SUS na Seguridade Social – Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro”.



“Este será um momento de darmos continuidade as atividades da conferência, no que se refere ao item plenária final, com objetivo único de discutir e aprovar as propostas para a política de saúde no Estado”, explica o coordenadora da conferência, Dr(a). Ana Paula Sóter.

  

De acordo com a organização do evento, poderão participar da segunda etapa todos os delegados que participaram da primeira etapa no CECON-PE, sendo de responsabilidade dos municípios o translado dos delegados e de responsabilidade do CES e da SES o custeio das refeições.


06/12/11 - Olinda implanta primeiro conselho local de saúde em PSF

A comunidade de Cidade Tabajara é a primeira contemplada com o processo



Moradores do Bairro de Cidade Tabajara, em Olinda foram às urnas, no dia 20 de maio desse ano, para a escolha dos cinco integrantes que irão fazer parte do 1º Conselho Local de Saúde em unidade do Programa da Família. Foram eleitos representando a comunidade.

Pessoas da própria comunidade e integrantes dos postos comunitários concorreram ao cargo. Sua função será fiscalizar como está sendo o atendimento nos postos e levar informação aos órgãos responsáveis, para com isso, melhorar atendimento nos bairros, bem como promover sugestões aos gestores.


A notícia da implantação do conselho animou os moradores que compareceram a Unidade de Saúde da comunidade para escolher seus candidatos preferidos. “Com a implantação do Conselho esperamos colaborar na melhoria do atendimento à população”, afirmou o morador Marcelo Bezerra.


A eleição teve um total de 160 votos, venceram com uma diferença de apenas 19 votos os candidatos da chapa I, a titular Josefa Maria da Silva e o suplente João Ferreira.“Vou fazer o possível para trazer mais benefícios para a comunidade, como fiscalizar a higiene dos postos, como está sendo o atendimento às crianças e aos idosos e pontualidade dos profissionais de saúde”, pontuou a titular, Josefa Maria da Silva. A posse dos eleitos aconteceu no dia 27 de maio, no posto de saúde da comunidade.
Fonte: Assessoria de Impresa Secretaria Estadual de Saúde de Olinda 

05/12/11 - Comissão de Análise e Orçamento recebe palestra de João Robalinho

Apresentação objetivou a busca do fortalecimento do controle social, por meio, da transparência da informação



A comissão de Análise e Orçamento recebeu, no dia 28 de novembro, em sua reunião semanal, realizada no Auditório Lina Alves, do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), palestra sobre “As principais fragilidades dos sistemas municipais de serviços de saúde a partir de indicadores sociais”, do coordenador do Programa Tecendo Cidadania do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), João Robalinho.



De acordo com o assessor orçamentário e financeiro do CES-PE, Raimundo Gaspar Neto, a palestra objetivou a busca do fortalecimento do controle social, por meio, da transparência da informação da saúde, explicou.



A Comissão que tem por objetivo analisar e apresentar relatórios referentes à execução e prestação de contas do orçamento da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), promovendo uma maior transparência nas contas públicas da saúde, reúne-se semanalmente todas às segundas-feiras, na sede do CES-PE, no Recife.


05/12/11 - Confirmado I Fórum das Secretárias Executivas

Evento qualificará secretárias executivas, conselheiros e gestores da saúde no Estado

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco, por meio, da Comissão de Assessoramento promove no dia 16 de dezembro, das 8h às 17h, no Ginásio Poliesportivo de Serra Talhada, a 415 km da capital pernambucana, Recife, o I Fórum das Secretárias Executivas, Conselheiros e Gestores da Saúde de Pernambuco.

Sob o tema “Fortalecer o Conselho é Fortalecer o SUS” o evento tem por objetivo aprofundar as discussões acerca da importância do controle social e empreender a secretaria executiva como elemento fundamental para a mediação das relações no trato técnico-operativo e ainda o comprometido com o controle social.

O Fórum, que espera reunir um público de 400 pessoas, contará com o apoio da XI Geres, da Prefeitura de Serra Talhada e da Secretaria Estadual de Saúde. “Cada conselho deverá enviar quatro representantes, contanto que entre eles estejam à secretária executiva do conselho municipal de saúde e um representante de cada segmento, sendo eles: gestor, trabalhador e usuário”, explica o coordenador da Comissão de Assessoramento, Reneudo Guedes. 

Os interessados deverão realizar a pré-inscrição enviando nome e o número do RG, para o e-mail: ces.saude.pe@gmail.com. A confirmação da inscrição será realizada no dia do evento.  Maiores informações no (81) 3184.4211.


05/12/11 - Oficina Diálogos Mídia e Saúde reúne jornalistas em Brasília

Evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e reuniu jornalistas de todo o Brasil


O Conselho Nacional de Saúde e o Ministério da Saúde realizaram ontem (1ª de dezembro), dentro da programação da 14º Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, a Oficina “Diálogos Mídia e Saúde”, que reuniu jornalistas de jornais, revistas, TVs, rádios e assessorias de imprensa de todo o Brasil. A oficina contou com a presença do ministro da saúde, Alexandre Padilha.


“Gostaria de agradecer a presença de todos aqui e ressaltar o papel importante que a mídia tem e como ela nos ajuda na correção de problemas na mudança de rumos, quando necessário. Quero aproveitar para pedir apoio na divulgação da nossa campanha de Aids. A pior doença é o preconceito”, disse o ministro. Dirigida especialmente para os jovens homossexuais do País, a campanha, lançada durante a conferência, tem o slogan “Aids Não Tem Preconceito. Previna-se”.


Na programação da oficina, a jornalista Fabiane Lins, que cobriu o setor saúde pelos jornais Estadão e Folha de SP, e hoje atua no programa Bem-Estar, da TV Globo, fez uma análise de reportagens publicadas sobre o SUS. “Mesmo nas matérias muito críticas, não percebemos argumentos contra as bases do sistema, sua existência, seu benefício para a população. Isso é inquestionável. As denúncias se dividem basicamente em duas áreas, sobre qualidade do serviço e os gargalos de acesso”, explicou.



 Fonte: Assessoria de Imprensa - SES/PE

29/11/11 - Delegação Pernambucana desembarca em Brasília para 14ª Conferência de Saúde

Comissão defenderá 35 propostas aprovadas na etapa estadual

Os 124 delegados eleitos, na 7ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco, desembarcam nesta terça-feira (29), em Brasília, para representarem o estado e defenderem as 35 propostas aprovadas em plenária, na 14ª Conferência Nacional de Saúde, que começará amanhã (30/11) até (4/12), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília – DF.

“Esse será um momento democrático onde a sociedade civil organizada irá relatar suas experiências do SUS, vividas por diferentes regiões do país, irão também traçar um “raio-x” da saúde pública no Brasil, levantando as propostas de melhorias de atendimento e humanização da saúde pública”, explica o conselheiro estadual, Marcelo Ramos.

Entre as propostas que serão defendidas em Brasília pela delegação pernambucana está: Fortalecer os conselhos de saúde para que deliberem e acompanhem todas as políticas de saúde, buscando a melhoria da qualidade dos serviços públicos, rejeitando quaisquer formas de privatização do SUS.

A 14ª conferência, que traz esse ano, o tema “Todos usam o SUS! “SUS na seguridade social – política pública, patrimônio do povo brasileiro”, tem entre seus objetivos, avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral. 

Mais sobre a Nacional

As conferências nacionais de Saúde são espaços destinados a analisar os avanços e retrocessos do SUS e a propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. Elas contam com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade e, atualmente, são realizadas a cada quatro anos. A última edição do evento, a 13º Conferência Nacional de Saúde, foi realizada em novembro de 2007. A próxima está prevista para ocorrer em 2011.

Conferências estaduais e municipais antecedem a Conferência Nacional e são realizadas em todo o país. Elas tratam dos mesmos temas já previstos para a etapa nacional e servem para discutir e aprovar propostas prévias que contribuam com as políticas de saúde e que serão levadas, posteriormente, para discussão mais ampla durante a Conferência Nacional.


24/11/11 - CGU palestra no primeiro dia do Seminário de Análise e Orçamento

Evento tem entre seus objetivos garantir informações sobre a participação dos atores sociais na elaboração e fiscalização do orçamento do SUS

O auditor do Núcleo de Ações e Prevenções da Controladoria Geral da União (CGU), Abelardo Lopes, proferiu hoje (24), palestra sobre “Controle dos Gastos Públicos e como a Sociedade se insere nesse contexto”, no I Seminário Estadual de Análise e Orçamento, promovido pelo Conselho Estadual de Saúde, no Hotel Canariu´s D´Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, (RMR).

No evento, que tem entre seus objetivos garantir informações sobre a participação dos atores sociais na elaboração e fiscalização do orçamento do SUS, incluindo licitações e contratos, contou com cerca de 100 representantes dos conselhos municipais no ciclo de palestra.

Também no dia de hoje, a promotora do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ivana Botelho, palestrou sobre “Desafios do Financiamento do SUS e sua Importância do Controle Social”.

Amanhã (25), último dia do seminário, o coordenador de cidadania do Tribunal de Contas de Pernambuco (TC-PE), João Robalinho, faz exposição sobre “O Direito a Informação Sobre os Recursos Públicos da Saúde”.

21/11/11 - I Seminário Estadual de Orçamento e Finanças começa nesta quinta-feira

O I Seminário Estadual de Orçamento e Finanças das Comissões de Análise e Orçamentos dos Conselhos de Saúde começa, na próxima quinta-feira (24), no o Hotel Canariu´s D´Gaibu, localizado no Cabo de Santo Agostinho (RMR). O evento tem entre outros objetivos garantir informações sobre a participação dos atores sociais na elaboração e fiscalização do orçamento do SUS, incluindo licitações e contratos. Além disso, o evento promoverá um espaço de diálogo para discussão da legislação do controle social, que inclui financiamento, planejamento orçamentário, procedimentos e boas práticas de gestão do SUS.

De acordo com o assessor orçamentário do CES, Raimundo Gaspar Neto, o seminário irá acarretar novos conhecimentos para poder auxiliar as comissões de orçamento dos conselhos de saúde a fiscalizar, aplicar e controlar os recursos destinados ao SUS. Com o conhecimento adquirido no seminário, os conselheiros da saúde, irão ampliar sua rede de fiscalização dos recursos destinados à saúde, para que não sejam desviados ou mal gerenciados, fortalecendo assim o controle social.

O seminário As vagas estão destinadas a um membro de cada comissão de orçamento dos conselhos municipais de saúde do estado. As pré-inscrições serão realizadas via e-mail e serão confirmadas no local do evento, mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível. Maiores informações com Raimundo Gaspar Neto, pelo telefone (81) 3184.4208 ou pelos e-mails: financeiro.ces.pe@gmail.com  e ces.saude.pe@gmail.com


09/11/11 - CIST realiza I Oficina do Controle Social em saúde Trabalhador

Evento discutiu sobre os principais processos produtivos instalados e em fase de implantação em SUAPE e sua correlação com a saúde

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) realizou de três a seis de novembro, no Hotel Canariu´s D´Gaibú, a I Oficina do Controle Social em Saúde Trabalhador – Carozita Brito/Ipojuca, que teve entre seus objetivos discutir sobre os agravos à saúde do trabalhador, população e meio-ambiente, a partir dos novos impactos produtivos na região.


O evento que disponibilizou 200 vagas esteve voltado a representantes de trabalhadores como associações e sindicatos; profissionais de saúde como enfermeiros, médicos e agentes comunitários de saúde; representantes de empresas do Sistema S, como Sesi e Senai; gestores da saúde como atenção básica, média complexidade e vigilância; comissão de saúde da câmara dos vereadores e da Assembléia Legislativa de Pernambuco (ALEPE); conselhos municipais de saúde e profissionais das unidades sentinelas.
“Achei de extrema importância à oficina, pois houve a participação expressiva dos gestores da saúde e dos profissionais, desde o secretário, Raul Bradley até os agentes comunitários de saúde, o que mostra o compromisso da gestão municipal com a saúde do trabalhador. Além disso, construímos em parceria com a secretaria municipal de Ipojuca, Cerest - Cabo e o controle social, ações estratégicas na prevenção de acidentes e adoecimentos relacionados aos arranjos produtivos implantados e a serem implantados na região de SUAPE", explicou a coordenadora da CIST, Lindinere Ferreira. 

Entre os palestrantes estavam Lia Giraldo da Fiocruz, que palestrou sobre “Benzenismo: uma história modelo” e Ide Gurgel, também da Fiocruz, que proferiu sobre “Os principais processos produtivos instalados e em fase de implantação no território de SUAPE e sua correlação com a saúde”.

Além da Oficina a CIST já desenvolveu o I Encontro Estadual Intersetorial em Saúde do Trabalhador de Moreno, o I Fórum Distrital de saúde do trabalhador de Fernando de Noronha, I Fórum do Controle social de saúde do trabalhador de Palmares, e o II Fórum do Controle Social de Saúde do Trabalhador de Goiana e do Cabo de Santo Agostinho. De acordo com Lindinere, ainda este ano, a comissão irá realizar o IV fórum de Jaboatão e o V fórum de Petrolina.


04/11/11 - CES promove I Fórum das Secretárias Executivas

Evento qualificará secretárias executivas, conselheiros e gestores da saúde no Estado

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco, por meio, da Comissão de Assessoramento promove no dia 02 de dezembro, das 8h às 17h, no Ginásio Poliesportivo de Serra Talhada, a 415 km da capital pernambucana, Recife, o I Fórum das Secretárias Executivas, Conselheiros e Gestores da Saúde de Pernambuco.

Sob o tema “Fortalecer o Conselho é Fortalecer o SUS” o evento tem por objetivo aprofundar as discussões acerca da importância do controle social e empreender a secretaria executiva como elemento fundamental para a mediação das relações no trato técnico-operativo e ainda o comprometido com o controle social.

O Fórum, que espera reunir um público de 400 pessoas, contará com o apoio da XI Geres, da Prefeitura de Serra Talhada e da Secretaria Estadual de Saúde. “Cada conselho deverá enviar quatro representantes, contanto que entre eles estejam à secretária executiva do conselho municipal de saúde e um representante de cada segmento, sendo eles: gestor, trabalhador e usuário”, explica o coordenador da Comissão de Assessoramento, Reneudo Guedes. 

Os interessados deverão realizar a pré-inscrição enviando nome e o número do RG, para o e-mail: ces.saude.pe@gmail.com. A confirmação da inscrição será realizada no dia do evento.  Maiores informações no (81) 3184.4211.

31/10/11 - Conferência homenageia Zilda Arns e João Francisco Gonçalves

Homenageados sãos exemplos na luta e perseverança a favor da saúde

A 7ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco realizada de 9 a 11 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, homenageou nesta edição, a médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns e o fundador do Hospital Severino Távora da cidade de Orobó, João Francisco Gonçalves.

A cerimônia foi realizada na abertura do evento, com a entrega de troféus aos representantes, Maria de Fátima Gonçalves, filha de João Francisco Gonçalves e Agenaldo Lessa Leão, representante da Pastoral da Criança de Pernambuco.

“Este foi um preito que mostra o exemplo de testemunho e fé a todo povo brasileiro”, enfatiza o conselheiro Carlos Freitas, durante seu discurso em tributo a Zilda Arns.

Zilda Arns foi morta no dia 12 de janeiro de 2010, após um violento terremoto, em uma de suas missões humanitárias, a Porto Príncipe, capital do Haiti, pouco tempo depois de proferir palestra para introdução da Pastoral da Criança no país.

Já João Francisco, foi morto após a inauguração do hospital, em uma de suas viagens para a capital pernambucana, ao passar no Cais José Mariano, no Recife, foi atingido na cabeça por uma madeira que desabou de um caminhão que descarregava naquele momento.



24/10/11 - CES promove I Seminário Estadual de Orçamento e Finanças para conselhos de saúde

Seminário irá ampliar rede de fiscalização dos recursos destinados a saúde para que não sejam desviados ou mal gerenciados

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), por meio, da sua Comissão de Orçamento & Finanças promove de 24 a 25 de novembro, no Hotel Canariu´s D´Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho - PE, o I Seminário Estadual de Orçamento e Finanças das comissões de análise e orçamentos dos conselhos de saúde. Dentre seus objetivos esta garantir informações sobre a participação dos atores sociais na elaboração e fiscalização do orçamento do SUS, incluindo licitações e contratos. Além disso, o evento promoverá um espaço de diálogo para discussão da legislação do controle social, que inclui financiamento, planejamento orçamentário, procedimentos e boas práticas de gestão do SUS.

“O seminário irá acarretar novos conhecimentos para poder auxiliar as comissões de orçamento dos conselhos de saúde a fiscalizar, aplicar e controlar os recursos destinados ao SUS. Com o conhecimento adquirido no seminário, os conselheiros da saúde, irão ampliar sua rede de fiscalização dos recursos destinados a saúde, para que não sejam desviados ou mal gerenciados, fortalecendo assim o controle social”, explica o assessor orçamentário e financeiro do CES, Raimundo Gaspar Neto.

As vagas estão destinadas a um membro de cada comissão de orçamento dos conselhos municipais de saúde do estado. As pré-inscrições serão realizadas via e-mail e serão confirmadas no local do evento, mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível. Maiores informações com Raimundo Gaspar Neto, pelo telefone (81) 3184.4208 ou pelos e-mails: financeiro.ces.pe@gmail.com  e ces.saude.pe@gmail.com

11/10/11 - Conferência de Saúde elege delegados para etapa nacional

Evento encerra com a eleição de 124 delegados e 35 propostas para serem defendidas na 14ª Conferência Nacional de Saúde

Após três dias de discussão sobre o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao fim, na tarde desta terça-feira (11), no Centro de Convenções, em Olinda, a 7ª edição da Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco.  O evento encerrou-se com a eleição que definiu os 124 delegados que irão representar o estado e defender as 35 propostas aprovadas em plenária, na 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá, de 30 de novembro à 4 de dezembro, em Brasília – DF.

Durante o evento, que teve como o tema central “Todos (as) usam o SUS! O SUS na Seguridade Social – Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro”, cerca de dois mil representantes do setor, entre eles usuários, gestores e trabalhadores, estiveram reunidos discutindo e avaliando o SUS. Foram representantes de 183 municípios e do distrito estadual  de Fernando de Noronha que realizaram, no primeiro semestre do ano, conferências municipais, onde foram levantadas as questões que estiveram em debate no Centro de Convenções. O número de delegados por município levou em consideração a população de cada cidade.

“Este foi o momento de a sociedade pernambucana definir diretrizes para o avanço e a garantia da saúde como direito fundamental no desenvolvimento humano, econômico e social, e também apontar estratégias para fortalecer a mobilização e a participação social no enfrentamento dos desafios atuais para assegurar o SUS como política de Estado”, explica o presidente do Conselho e secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

As propostas foram provenientes do apanhado final das diretrizes sugeridas nas conferências municipais e foram discutidas e avaliadas na conferência estadual em duas instâncias de debate e votação. A primeira nas plenárias temáticas, um processo tradicional construído no intuito de facilitar e incluir as pessoas nas discussões, e a segunda a plenária final, momento de consolidar as propostas que foram decididas nos grupos, compostos pelos delegados escolhidos de forma paritária. 

"As propostas sugeridas pelas conferências municipais serviram de parâmetros tanto para a conferência estadual quanto para a nacional. Do total, apenas 35 propostas, separadas em sete diretrizes, poderão ser enviadas para a Nacional", explica o coordenador da Subcomissão de Relatoria da Conferência, Domício Sá.

Nesta edição, a Conferência Estadual de Saúde homenageou a médica e fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns, que morreu em 2010, após um violento terremoto no Haiti, e João Francisco Gonçalves, pernambucano de origem humilde da cidade de Orobó, fundador do Hospital Severino Távora.


07/10/11 7ª Conferência Estadual de Saúde começa no próximo domingo

Evento espera reunir um público de duas mil pessoas para discutir e avaliar o SUS no Estado

No próximo domingo (9) terá início a 7ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda - PE. O evento terá como tema “Todos (as) usam o SUS! O SUS na Seguridade Social – Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro”.

O evento contará com presenças importantes como, o senador Humberto Costa (PT-PE); o ministro da saúde, Alexandre Padilha; a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Tereza Campos e os representantes do Ministério da Saúde, o diretor de Articulação de Redes de Atenção à Saúde, Adail Rollo e o secretário de Vigilância em Saúde, Dr. Jarbas Barbosa.

“Será momento de a sociedade pernambucana definir diretrizes para o avanço e a garantia da saúde como direito fundamental no desenvolvimento humano, econômico e social, e também apontar estratégias para fortalecer a mobilização e participação social no enfrentamento dos desafios atuais para assegurar o SUS como política de estado”, enfatiza Antonio Carlos Figueira, presidente do CES.

A 7ª Conferência, que espera reunir um público de duas mil pessoas, terá uma distribuição partidária, dividida entre os segmentos, 50% usuários, 25% trabalhador e 25% gestor/prestador, além dos 10% destinados aos observadores.

Esse ano serão homenageados, Zilda Arns, médica e fundadora da Pastoral da Criança, morta em 2010, após um violento terremoto no Haiti e João Francisco Gonçalves, pernambucano de origem humilde da cidade de Orobó, fundador do Hospital Severino Távora.

O evento, que se estenderá até a terça-feira (11), terá entre seus objetivos, avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, além de eleger os 124 delegados que irão participar da 14ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília – DF.

04/10/11 - Como é fácil pagar as contas do SUS

FINANCIAMENTO Gestores, usuários, deputados e pesquisadores da saúde pública mostram que o caminho não é tão difícil como se pensa. Bastam ação e decisão política


De onde tirar os R$ 45 bilhões mínimos que o Ministério da Saúde precisa para fazer o SUS atender a suas principais demandas? A regulamentação da Emenda 29 reformulada pela Câmara dos Deputados na semana passada não respondeu a essa pergunta, embora o projeto original, PL 306/2008, aprovado no Senado há três anos, já indicasse o caminho: 10% da receita bruta da União. Em Pernambuco, gestores, pesquisadores, usuários e políticos têm inúmeras sugestões para aumentar o orçamento federal do sistema único (hoje de R$ 70 bilhões anuais) sem ter de criar novo imposto.

Baixar a taxa de juros para aumentar a arrecadação e cobrar imposto maior de produtos que levam ao adoecimento (cigarro e bebidas) têm a defesa do secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira. “Na década de 90, a União bancava 72%, hoje é responsável por 58% dos gastos dos SUS”, diz. O Estado investe 18% do seu orçamento na saúde pública, acima dos 12% exigidos pela Emenda 29. Mesmo tirando da base de cálculo do orçamento estadual os recursos do Fundo da Educação Básica (Fundeb), como aprovaram os deputados, Figueira assegura que o governo de Pernambuco manterá o nível de investimento. “Com a mudança no cálculo, ultrapassaremos os 18%.”

Somando repasses federais e o orçamento estadual, a conta, por ano, é de R$ 3,1 bilhões. Conforme Figueira, o dinheiro do Ministério da Saúde só banca 27% dos custos com a rede hospitalar do Estado, considerada uma das maiores do País, com 14 UPAs e 33 hospitais. O vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde e secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, afirma que 75% dos custos com o Programa Saúde da Família são cobertos pelas prefeituras. Reforma fiscal e recursos do Pré-sal são outras fontes federais sugeridas por ele.

Para o pesquisador da unidade local da Fundação Oswaldo Cruz, Garibaldi Gurgel Júnior, “a captação deve cumprir as disposições constitucionais, que destinam 30% do orçamento da seguridade social à saúde”. Alimentam essa fonte as contribuições sobre o lucro das empresas e as arrecadadas por empregados e empregadores para a seguridade, que abrange previdência, assistência social e saúde.

O deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) é autor da Proposta de Emenda Constitucional 75, que acaba com o desvio das verbas da seguridade social. “O governo federal vem retendo por décadas 20% das verbas da seguridade com a Desvinculação das Receitas da União (DRU), uma estratégia que engorda o Tesouro e assegura pagamento de dívida pública, com títulos gerados para cobrir prejuízos do Banco Central”, explica.

Baseado em dados de auditores da fazenda, o deputado afirma que de 2005 a 2010 a DRU retirou R$ 228 bilhões da seguridade. Além disso, só em 2010, sobraram outros R$ 58,1 bilhões da mesma fonte, que ficaram com o Tesouro. “Se o SUS tivesse recebido essa parte ultrapassaríamos todos os investimentos federais, estaduais e municipais na saúde, que chagaram em 2009 a R$ 125 bilhões”, compara, aquecendo o debate.

Publicada em: 29/09/2011 | Fonte: Jornal do Commercio

27/09/11 - Grupo de Trabalho do Programa de Inclusão Digital de Pernambuco lança blog
Blog deve viabilizar estratégias de comunicação e informação para fortalecer o controle social do Sistema Único de Saúde

Informações, interatividade e notícias, com essa união, o Grupo de Trabalho do Programa de Inclusão Digital de Pernambuco (GT-PID/PE) lançou esta semana, no Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), no Recife-PE, o Blog “Projeto de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde de Pernambuco”, que pode ser acessado aqui.

A página na internet permite aos internautas terem acesso a notícias como: os cursos ofertados pelo programa, os conselhos e unidades de saúde que receberam o Kit Canal Saúde, composto por uma TV de 32 polegadas, uma antena, um decodificador, um computador e uma impressora, além de reuniões e eventos promovidos pelo GT-PID/PE.

Além disso, o blog ainda disponibiliza informações, como os nomes e os contatos dos integrantes que compõe o GT-PID/PE e interatividade, por meio, de enquetes em que os internautas participam com suas opiniões.

O Blog deve auxiliar a promover o objetivo do PID, que é viabilizar estratégias de comunicação e informação para fortalecer o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) e formar uma rede de intercâmbio entre os Conselhos de Saúde.

De acordo com a consultora técnica do Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Abigail Reis, o blog foi desenvolvido com o objetivo de tornar-se mais uma ferramenta de informação e conhecimento sobre comunicação digital e informática, para contribuir com o processo de formação dos conselheiros de saúde do Estado.

Mais sobre os cursos – O PID sustenta-se em três pilares: Oferta de equipamentos, Formação de conselheiros e Garantia de conectividade. No componente Conectividade, a SGEP articula trabalhos em conjunto com o Ministério das Comunicações, governos estaduais e municipais, a fim de construir estratégias que assegurem o acesso em banda larga a todos os Conselhos de Saúde. Sobre a Formação de Conselheiros, a secretaria ministerial, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde, firmou convênio com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) para a realização de cursos de comunicação e informação aos conselheiros estaduais e municipais de saúde.

Também está sendo articulado com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), por meio de unidades regionais, a oferta de curso básico de informática e acesso à internet para conselheiros de saúde.

27/09/11 - Coordenador de Plenárias é reconduzido em Pernambuco

Por voto majoritário dos conselheiros, foi eleito John Pontes como coordenador de plenárias nacional

Com 104 votos o coordenador de Plenárias Nacional de Conselhos de Saúde, John Pontes, foi reconduzido nesta segunda-feira (26), na XIII Plenária Extraordinária de Conselhos de Saúde do Estado de Pernambuco, realizada no Centro de Convenções, em Olinda – PE.

Na ocasião, compareceram 185 delegados, divididos em 93 usuários, 56 trabalhadores e 36 gestores. Destes, 173 delegados votaram, 169 tiveram votos validos e quatro foram nulos.  Três conselheiros se candidataram a representação de coordenador. Como suplente ao posto foi nomeado, o conselheiro de Recife, Wellington Carvalho.
 
A atribuição do coordenador deve estender-se por dois anos e terá como objetivo representar Pernambuco junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), na preparação e fortalecimento do controle social na gestão de saúde do Estado.

“Serei um interlocutor para as políticas públicas no Estado, além disso, buscarei a troca de experiências com outros estados, onde o controle social é referência nacional”, enfatizou o coordenador de plenárias, John Pontes.

Puderam se candidatar ao posto de representante, todos conselheiros de âmbitos estaduais, municipais, distritais (Fernando de Noronha) e gestores de unidades de saúde, credenciados como delegados na XIII Plenária. Cabendo aos conselhos de saúde eleger e encaminhar seus representantes titulares, de forma paritária, conforme recomendado na Resolução 333/2003 do Conselho Nacional de Saúde.


23/09/11 - CES promove XIII Plenária Extraordinária de Conselhos de Saúde do Estado de Pernambuco


Evento elegerá novo representante para atuar junto ao CNS na preparação e fortalecimento do controle social na gestão de saúde do Estado


O Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoverá, nesta segunda-feira (26), a XIII Plenária Extraordinária de Conselhos de Saúde do Estado de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda - PE.

Sob o tema “O papel dos Representantes Estaduais na Coordenação de Plenária Nacional de Conselhos de Saúde – Recorte Pernambuco”, a plenária tem por objetivo, eleger um conselheiro para representar o Estado na composição da Coordenação de Plenária Nacional de Conselhos de Saúde.

Poderão se candidatar ao posto de representante, todos conselheiros de âmbitos estaduais, municipais, distritais e gestores de unidades de saúde, credenciados como delegados na XIII Plenária. Cabendo aos conselhos de saúde eleger e encaminhar seus representantes titulares, de forma paritária, conforme recomendado na Resolução 333/2003 do Conselho Nacional de Saúde.

As Plenárias foram criadas por deliberação do 1º Congresso Nacional de Conselhos de Saúde, que aconteceu em abril de 1995, em Salvador (BA). A atribuição do coordenador de Plenárias é de representar o Estado junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), na preparação e fortalecimento do controle social na gestão de saúde do Estado.

20/09/11 - Trabalho da CIST é aceito no V Encontro Nacional da RENAST

Comissão atua, desde 1994, após sua criação por decreto governamental, e desde 2009, desenvolvendo ações que contribuem para o fortalecimento do controle social em saúde do trabalhador

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) teve o seu trabalho “Fortalecendo o Controle Social em Saúde do Trabalhador”, aceito no V Encontro Nacional da Renast, Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, que acontecerá de 27 a 29 de setembro, em Brasília. 

O trabalho da CIST terá um espaço de 25 minutos, durante a mini-amostra do evento, para apresentar suas propostas, para os coordenadores de CEREST-Estaduais e Regionais e das CIST-Estaduais de todo o país.

“Esta não é uma conquista apenas minha, e sim de todos que contribuíram para o nosso sucesso e o avanço do CES-PE, por meio da sua CIST. Este trabalho foi feito a várias mãos e a vários olhares, cujo produto constitui um avanço e um marco do e para o controle social. Fico muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho, algo realmente importante e estimulante para o fortalecimento do controle social na saúde do trabalhador em nosso Estado”, enfatiza a coordenadora da CIST-PE, Lindinere Ferreira.

A Comissão atua, desde 1994, após sua criação por decreto governamental, e desde 2009, a coordenação atual da CIST-PE vem desenvolvendo ações que contribuem para o controle social como comissão do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE). Entre estas ações estão, o I Encontro Estadual Intersetorial do Controle Social em saúde do Trabalhador, os Fóruns do Controle Social em Saúde do Trabalhador, desenvolvidos a níveis regionais seguindo a lógica de regionalização  da RENAST-PE.


15/09/11 - Conferência Estadual de Saúde abre inscrições para observadores



As inscrições para observadores da 7ª Conferência Estadual de Saúde foram abertas nesta quinta-feira (15), e estarão disponíveis até completar o número total de vagas, que é de 215, número que correspondente a 10% do total de delegados. As inscrições só poderão ser realizadas, por meio, do site www.7conferenciasaudepe.com.br.


A 7ª Conferência Estadual de Saúde será realizada de 9 a 11 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, sob o tema “Todos (as) usam o SUS! O SUS na Seguridade Social – Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro”, com o objetivo de avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) prevista na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde. 


A 7ª Conferência, que espera reunir um público de duas mil pessoas, homenageia esse ano, Zilda Arns, médica e fundadora da Pastoral da Criança morta em 2010, após um violento terremoto no Haiti e João Francisco Gonçalves, pernambucano de origem humilde da cidade de Orobó, fundador do Hospital Severino Távora.

"Será momento de a sociedade pernambucana definir diretrizes para o avanço e a garantia da saúde como direito fundamental no desenvolvimento humano, econômico e social, e também apontar estratégias para fortalecer a mobilização e participação social no enfrentamento dos desafios atuais para assegurar o SUS como política de estado", enfatiza Antonio Carlos Figueira, presidente do CES.



15/09/11 - Reunião ordinária 404ª discute metas do PES

Conselheiros traçaram propostas para o fortalecimento do controle social, no âmbito da saúde no Estado

Os membros do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) discutiram, durante 404ª Reunião Ordinária, realizada nos dias 14 e 15 de setembro, em sua sede no Recife, as metas do Plano Estadual de Saúde – PES 2012/2015, documento de intenção política que contempla objetivos, diretrizes e metas para a saúde da população.

Compareceram no encontro, representantes dos três segmentos, gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os da gestão estavam, Ana Paula Sóter, secretária executiva de coordenação geral da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Humberto Antunes, superintendente regional da SES.

No segmento dos trabalhadores estavam, entre outros, Lindinere Ferreira, representante do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE) e John Pontes, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Seguridade Social do Estado de Pernambuco (SINDSAÚDE).

 Já no segmento dos usuários encontravam-se, Carlos Freitas, da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps) e Jair Brandão, da ONG Soropositividade, Comunicação & Gênero (GESTOS), entre outros.

 No encontro também foram discutidas questões como: aprovação da Ata nº 402, planejamento das comissões do CES, representações do CES nos diversos espaços e a 7ª Conferência Estadual de Saúde. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 19 de outubro, para debater novas propostas da saúde e avaliar os resultados da conferência.

 

12/09/11 - CIST realiza III Fórum do Controle Social em Saúde do Trabalhador do Cabo de Santo Agostinho 

Comissão avança no Estado desenvolvendo políticas de saúde do trabalhador e lança terceiro fórum


A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) promove, de 20 a 23 de setembro, no Hotel Canariu´s D´gaibú, no Cabo de Santo Agostinho, Mata Sul do Estado, o III Fórum do Controle Social em Saúde do Trabalhador, sob o tema “A Saúde do Trabalhador Transversalizando as Políticas Públicas”.

Entre os objetivos do evento, estão fortalecer o controle social no âmbito da saúde do trabalhador no território de abrangência do CEREST-Cabo; promover junto aos CMS da abrangência a discussão sobre a importância da CIST municipal e a sua implantação no território do município, avaliar a implementação da política de saúde do trabalhador e o funcionamento das unidades sentinelas no território do CEREST-Cabo.

O Fórum, que espera reunir um público de 200 pessoas, trará entre outros nomes, Jorge Assis, coordenador pedagógico do INSS que palestrará sobre “O Papel da Previdência Social na Promoção da Saúde do Trabalhador, Visão Atual”.

 O evento será realizado em parceria com a CIST/CES-PE, CIST/CMS-Cabo, prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da secretaria municipal de saúde, secretaria estadual de saúde, SUS, além de contar com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

“Este espaço de discussão irá debater sobre as questões de saúde do trabalhador, inerentes ao perfil socioeconômico e epidemiológico do território de abrangência do Cerest – Cabo, que compreende inclusive parte das obras do PAC”, enfatizou a coordenadora da CIST-PE, Lindinere Ferreira.   
   
As inscrições serão realizadas no dia do evento, durante o credenciamento, com a entrega de 2 Kg de alimentos não perecíveis.

  
12/09/11 - Conselho Municipal de Saúde do Jaboatão insere CIST como comissão permanente e intersetorial

CIST estadual comemora a implantação de mais uma comissão municipal

O Conselho Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, juntamente com a secretária municipal de saúde, Gessyanne Vale, a coordenadora da CIST-PE, Lindinere Ferreira e a coordenadora do CEREST-Jaboatão, Aline Gurgel, entre outros representes do conselho municipal, em reunião extraordinária, no dia 6 de setembro, discutiu as ações estratégicas para a implementação e funcionamento da CIST-Municipal do CMS-Jaboatão, que de acordo com a nova lei do CMS, está comissão será de caráter permanente.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) deliberou a formação de uma comissão para implementar a CIST, e dentre suas atribuições estão mapear todos os equipamentos sociais no município que atuem na saúde do trabalhador; realizar uma oficina para expor aos órgãos/entidades convidados o que é, o papel, a importância, área de atuação e competência da CIST-Municipal e encaminhar ao CMS a sua proposta de composição, que deverá ser analisada e deliberada pelo pleno e seguir para publicação no Diário Oficial.

Durante a reunião, a conselheira do CES-PE e coordenadora da CIST-PE, Lindinere Ferreira, enfatizou a importância da intersetorilidade entre os demais órgãos e entidades, além da transsetorialidade das políticas públicas do SUS na efetiva implantação da saúde do trabalhador em toda sua área de abrangência. Algo, que segundo ela, mostra que o CES vem avançando no fortalecimento do controle social, no âmbito da saúde do trabalhador.

Foi aprovada também a realização do IV Fórum Regional do Controle Social em Saúde do Trabalhador, em parceria com o CMS e o CES/PE, com previsão de 24 a 27 de outubro, em local ainda a ser definido. Além disso, foi formada uma comissão, composta em parte, da comissão da CIST, coordenação do Cerest-Regional, coordenação da CIST-PE e equipe técnica do CES, para organização do evento.


12/09/11 - Coordenadora da CIST é convidada para mesa de abertura da Conferência Regional de Segurança do Profissional de Saúde



Conferência mostrou a necessidade da implementação da NR-32, em toda a rede de saúde pública e privada


A coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST-PE) e membra da Comissão Tripartite Permanente Nacional da NR-32 (CTPN-NR32), do Ministério do Trabalho e Emprego, Lindinere Ferreira, foi convidada para participar da mesa de abertura da Conferência Regional de Segurança do Profissional de Saúde – implenmentação da NR - 32, realizado no dia 6 de setembro, no Hotel Golden Tulip Recife Palace, no Recife.


O evento foi ministrado por, Vera Cantalupo, membra da CPTN-NR32, que apresentou a importância e aplicação da norma no dia a dia de um profissional de saúde, bem como a viabilidade da implantação de produtos com dispositivos de segurança em sua instituição. 


A Conferência, que foi organizada pela Becton, Dickinson and Company (BD), multinacional de tecnologia médica focada em aprimorar a terapia medicamentosa, melhorar o diagnóstico de doenças infecciosas e promover a descoberta de medicamentos, contou com a participação de membros da CIST e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Caruaru, Jaboatão e Palmares. 

“A conferência mostrou a necessidade da implementação da NR-32, em toda a rede de saúde pública e privada, a fim de garantir uma melhor condição de trabalho para todos os trabalhadores da saúde”, explicou Lindinere.  

A NR – 32 é a norma do Ministério do Trabalho de 16 de novembro de 2005, que cuida da saúde dos profissionais da área da saúde, e tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

12/09/11 - Comissão de Assessoramento propõe I Fórum das Secretárias Executivas, Conselheiros e Gestores de Saúde

Comissão aguarda aprovação do pleno para realizar evento

Em sua última reunião, no dia 8 de setembro, na Sede do CES, no Recife, a Comissão de Assessoramento, coordenada pelo conselheiro, Reneudo Guedes, propôs a realização do I Fórum das Secretárias Executivas, Conselheiros e Gestores de Saúde, para ser realizado no dia 21 do próximo mês, no município de Serra Talhada.


Na reunião ficou acordado que o evento teria como objetivo geral contribuir para o aperfeiçoamento das práticas profissionais das secretárias executivas, dos conselhos municipais e locais de saúde subsidiando as secretarias, unidades e conselhos de saúde. 


A proposta será apresentada está semana, nos dias 14 e 15, na reunião ordinária do pleno. Se aprovada será a primeira vez que a nova equipe da Comissão de Assessoramento, biênio 2011/2013, realiza um fórum de âmbito estadual.



06/09/11 - Conselheiro é convidado para palestrar no 1º Encontro dos Usuários das Farmácias de Pernambuco


O Conselheiro, Carlos Freitas, da Comissão de Supervisão, representante do segmento dos usuários, pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (ADUSEPS) foi convidado para ministrar palestrar sobre “A Conscientização na Garantia de Direito na Lei do SUS”, no 1º Encontro dos Usuários das Farmácias de Pernambuco, que será realizado dia 23 de setembro, no Pátio Interno da Secretaria Estadual de Saúde (SES), antiga Fusam, das 8h às 12h.


Sob o tema “Mais que atender, acolher”, o evento abordará questões como medicamentos de média e alta complexidade, além de prestar alguns serviços a população, como: distribuição de cartilhas, panfletos, massagem terapêutica, palestra, dança de salão, dramatizações, vídeos educativos, apresentação de coral, ginástica laboral, teste de hepatite C, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, trabalhos artesanais, entre outros.


06/09/11 - Conselheiro participa de reunião sobre HIV e AIDS em Nova Iorque

Evento desenvolve instrumento de apoio para subsidiar estratégias para o enfrentamento do HIV e AIDS



O conselheiro do CES-PE, Jair Brandão participou de 8 a 11 de junho, na Sede da ONU, na cidade de Nova Iorque (EUA), da Reunião de Alto Nível sobre HIV e AIDS nas Nações Unidas - UNGASS/ AIDS 2011. 

Entre os objetivos do evento estão orientar e intensificar a resposta global ao HIV e AIDS e fortalecer o comprometimento político em âmbitos comunitário, local, nacional, regional e internacional para cessar e reverter o avanço da epidemia e mitigar seus impactos.

Sob o tema “Intensificando nossos esforços para eliminar o HIV e a AIDS”, o encontro, que é realizado bienalmente, contou com a participação de 189 representantes de países que assinaram a Declaração Política para o HIV e AIDS – UNGASS/AIDS em 2001 e que são membros da ONU, além de enviados de governos e sociedade civil.

Durante a reunião a sociedade civil da América Latina e Caribe, representada por 98 delegados e delegadas, traçaram 105 metas realistas, as quais devem ser alcançadas em prevenção, tratamento e apoio às pessoas que vivem com HIV e AIDS para o ano de 2015. Entre elas está o fortalecimento do sistema de saúde integrando o HIV/VIH/AIDS/SIDA à saúde e ao desenvolvimento como um todo.



“A Declaração Política pode ser utilizada no dia a dia, por meio, de diálogos com os gestores de DST, HIV, AIDS, Hepatites Virais e Turberculose, tornando-se um instrumento de apoio para subsidiar na construção de estratégias para melhores respostas no enfrentamento da AIDS, além de ajuda a conhecer a Política de AIDS local e nacional”, explica o conselheiro, Jair Brandão.


22/08/11 - Conselhos de saúde de Pernambuco recebem aparelhos

TVs e computadores entregues fazem parte do Programa de Inclusão Digital que tem como objetivo fortalecer o controle social e a capacitação dos conselheiros de saúde

O Ministério da Saúde entregou, nesta sexta-feira (19), na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), 40 televisores de LCD de 32 polegadas, 37 computadores com impressora, um notebook e um Data show que foram distribuídos entre o Conselho Estadual de Saúde, Núcleo do Ministério da Saúde de Pernambuco, Conselhos Municipais de Saúde, Conselho de Saúde Indígena do Estado, Secretarias Municipais de Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde. A ação integra a segunda etapa Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS (ParticipaSUS), desenvolvida pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), em parceria com o Conselho Nacional de Saúde, dentro do Programa de Inclusão Digital (PID).

Na primeira fase, foram contemplados com 40 televisores e 186 computadores com impressoras, o Conselho Estadual de Saúde, os conselhos municipais de saúde de Pernambuco, a partir de critérios e contrapartidas da gestão estadual e municipal. A representação do Ministério da Saúde no ato foi feita pelo médico Mozart Sales, chefe de gabinete do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. De acordo com Sales, o investimento realizado pelo PID resultará em melhorias no sistema de comunicação e controle dos contratos entre Ministério da Saúde, governos estaduais e municipais.

“A centralidade das políticas que estão sendo desenhadas pelo Ministério da Saúde é o usuário. E os estados e municípios vão ter um papel importantíssimo nesta estruturação. É nessa hora que esses instrumentos de comunicação que estão sendo disponibilizados serão essenciais para o acesso aos portais do SUS. Cada conselho poderá consultar contratos de maneira eletrônica e auxiliar o controle social. São ferramentas importantes para o processo de organização da saúde”, explicou Mozart Sales.

Todos os televisores destinados fazem parte do KIT Canal Saúde, que acompanha decodificador e antena parabólica. Para 2011, a meta é disponibilizar webcams para todos os Conselhos de Saúde e os kits para os 4.118 conselhos não contemplados na primeira etapa. Com os computadores, os conselheiros podem ter acesso a banco de dados da saúde, fazer videoconferências e receber capacitação à distância. Pela TV, recebem qualificação de cursos preparados pelo Canal Saúde, por exemplo.

A ação dá materialidade ao componente Equipamentos do PID, que tem outros dois pilares: Formação de conselheiros e Conectividade. O objetivo é viabilizar estratégias de comunicação e informação para fortalecer o controle social do SUS e formar uma rede de intercâmbio entre os Conselhos de Saúde.

DISTRIBUIÇÃO - Entre 2007 e 2010, o Ministério da Saúde adquiriu e disponibilizou 16.683 equipamentos - entre computadores, impressoras e estabilizadores - para 5.564 Conselhos Municipais de Saúde, além dos 26 Conselhos Estaduais de Saúde e Conselho do Distrito Federal. Em 2010, foram entregues 1.500 kits Canal Saúde (TV 32 polegadas, antena parabólica e decodificador) a todos os conselhos que atenderam os critérios estabelecidos pelo Comitê Nacional do PID.

Os equipamentos são destinados a uso exclusivo dos Conselhos de Saúde e disponibilizados a partir de alguns critérios, como a existência de espaço físico para funcionamento do conselho, ata assinada pelos conselheiros confirmando instalação no espaço a que foi destinado, validação pelo Grupo de Trabalho de Acompanhamento do PID do estado e Pesquisa de Avaliação.

MAIS SOBRE O PID - O Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde resgata uma demanda histórica das Conferências Nacionais de Saúde - em especial a 10ª, 11ª e 12ª conferências. “O objetivo é contribuir para que os conselheiros de saúde se apropriem de informações e adquiram habilidades para comunicação digital”, destaca o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro.

No componente Conectividade, a SGEP articula trabalhos em conjunto com o Ministério das Comunicações, governos estaduais e municipais, a fim de construir estratégias que assegurem o acesso em banda larga a todos os Conselhos de Saúde. Sobre a Formação de Conselheiros, a secretaria ministerial, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde, firmou convênio com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) para a realização de cursos de comunicação e informação aos conselheiros estaduais e municipais de saúde.

Também está sendo articulado com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), por meio de unidades regionais, a oferta de curso básico de informática e acesso à internet para conselheiros de saúde.

Matéria da Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde (Ed Ruas).



16/08/11 - GT-PID promove cerimônia de entrega de Kit Canal Saúde
Este ano já foram 100 municípios validados pelo GT-PID/PE

O Grupo de Trabalho do Programa de Inclusão Digital de Pernambuco (GT-PID/PE) promove nesta sexta-feira (19), no Auditório da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Recife, a cerimônia de entrega do Kit Canal Saúde, composto por uma TV de 32 polegadas, uma antena, um decodificador e um computador.

Serão contemplados nesse momento, os Conselhos Municipais de Saúde (CMS), as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), o Conselho Estadual de Saúde (CES), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/PE) e o Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI). 

De acordo com a consultora técnica do Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Abigail Reis, o GT-PID/PE, já validou 100 municípios, desses, 80 receberam cada, um Kit. Neste evento serão entregues 40 TV´s e 29 computadores.  

11/08/11 - Secretário reúne-se com conselheiros para construir Plano Estadual de Saúde

Plano demonstra as intenções do governo do Estado na gestão do SUS
O secretário de Saúde de Pernambuco e Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Antonio Carlos Figueira, reuniu-se nesta quarta e quinta-feira, na Sede do CES, no Recife, para construir, junto com os conselheiros de saúde, o Plano Estadual de Saúde (PES) 2012/2015.
O documento expressa a situação da saúde no Estado e define as políticas públicas e compromissos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) com relação à saúde da população pernambucana. O Plano demonstra as intenções do governo do Estado na gestão do SUS. Após a análise e aprovação, pelo CES, será publicado e divulgado aos municípios e Conselhos de Saúde.
As ações, os indicadores e os recursos financeiros que efetivarão os objetivos, diretrizes e metas, constituem objeto de um novo instrumento de gestão a ser construído, denominado Programação Anual de Saúde.
Anualmente, a partir da programação, as políticas propostas no PES serão monitoradas e avaliadas por meio do Relatório de Gestão.


11/08/11 - Secretária executiva do CES participa de reunião do GT-PID

GT-PID valida 100 municípios no Estado para receber Kit Canal Saúde

A secretária executiva do CES, Rita Barbosa, participou no dia 8, no Ministério da Saúde, no Recife, da reunião do Grupo de Trabalho do Programa de Inclusão Digital (GT-PID), para discutir a programação da cerimônia de entrega de equipamentos aos conselhos de saúde do Estado, que será realizado no próximo dia 19, na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Na reunião estavam presentes representantes do Ministério da Saúde, Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Departamento de Informática do SUS (DATASUS), além do Conselho (CES) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Este ano, foram validados, pelo GT-PID, 100 municípios, desses 80 receberam cada, um Kit Canal Saúde, composto por uma TV de 32 polegadas, uma antena, um decodificador e um computador. De acordo com a consultora técnica do Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Abigail Reis, ao todo serão entregues 40 TV´s e 29 computadores.

Serão contemplados nesse momento, os Conselhos Municipais de Saúde (CMS), as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), o Conselho Estadual de Saúde (CES), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/PE) e o Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI).



11/08/11 - Conselheiro do CES coordena atividades da saúde em São Lourenço da Mata

Evento em alusão ao Dia Nacional da Saúde é coordenado por um conselheiro do CES

O Conselheiro, Carlo Freitas, da Comissão de Supervisão do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), coordenou, no dia 05 de agosto, no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR), uma série de atividades em alusão às comemorações do Dia Nacional da Saúde. O projeto foi realizado em parceria com a Secretaria e a Pastoral da Saúde do Município.
No evento, quatro médicos na especialidade clínica, adulto e pediatra, atenderam a população, em frente à Igreja Matriz do município. Houve palestras, ministradas por técnicos da secretaria de saúde, sobre tuberculose, hanseníase e esquistossomose, conhecida como doença do caramujo, além de exames e material educativo sobre essas doenças. No total foram oferecidos 775 serviços de saúde a população.
O Dia Nacional da Saúde é comemorado todo o dia 05 de agosto e faz homenagem ao médico sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz que nasceu em 05 de agosto de 1872 e foi pioneiro no estudo de moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil.

02/08/11 - Goiana sedia II Fórum Regional do Controle Social em Saúde do Trabalhador

Evento terá o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT)
O município de Goiana (PE), Zona da Mata Norte a 62 km do Recife, sediará de 15 a 18 de agosto, o II Fórum Regional do Controle Social em Saúde do Trabalhador, promovido pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES - PE), por meio da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Entre os objetivos do evento estão, promover um espaço de diálogo junto aos atores e atrizes sociais que atuam na área da assistência e vigilância à saúde, no controle social, além da sociedade civil organizada na construção de ações estratégias intersetoriais para implementação da política de saúde do trabalhador no território do Cerest - Goiana.
O evento, que será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiana (SMS–GO), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Ministério da Saúde (MS) e o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), tem como público alvo representantes de trabalhadores, como associações e sindicatos; profissionais de saúde, como enfermeiros, médicos, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Comunitários de Endemias de Saúde (ACES), técnicos; gestores da saúde como atenção básica, média complexidade e vigilância; representantes das GERES I E II; profissionais da unidade sentinela; Conselheiros Municipais de Saúde (CMS); Conselheiros de saúde das unidades sentinelas e Conselheiros de Políticas públicas.
Durante o fórum, os vários segmentos da pesquisa pública e privada terão a oportunidade de intercambiar conhecimentos e experiências, de modo a impulsionar o avanço científico nos segmentos saúde do trabalhador, apresentando trabalhos no formato painel nas seguintes áreas temáticas: promoção e vigilância em saúde, assistência e controle social.
As inscrições poderão ser feitas no dia do evento, durante o credenciamento, mediante a entrega de 2 kg não perecível. Mais informações sobre o II Fórum Regional do Controle Social em Saúde do Trabalhador no endereço www.conselhoestadualdesaude.blogspot.com ou pelos telefones (81) 3184.4210/ 3626.0725



01/08/11 - Coordenador de plenária do CES/PE participa de reunião com o ministro da saúde
O coordenador de plenária do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), John Pontes, participou da reunião de Coordenadores Nacionais de Plenárias de Conselhos de Saúde, no dia 8 de julho, em Brasília (DF), com o ministro da saúde, Alexandre Padilha.
O evento teve por objetivo discutir os seguintes assuntos: Emenda Constitucional – 29, que trata da regulamentação do financiamento do SUS; agenda de coordenação de plenárias; corte no orçamento do controle social; agenda política do Conselho Nacional de Saúde X Ministério e a privatização do SUS.
“A reunião da coordenação e o ministro da saúde, contou com a participação de 24 coordenadores estaduais e teve como foco principal, por parte do ministro, dá ênfase à aprovação da Emenda Constitucional 29”, comentou o coordenador de plenária do CES/PE, John Pontes.
As Plenárias foram criadas por deliberação do 1º Congresso Nacional de Conselhos de Saúde, que aconteceu em abril de 1995, em Salvador (BA). A função do coordenador de Plenárias é de representar o Estado junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), na preparação e fortalecimento do controle social na gestão de saúde do Estado.

01/08/11 - Conselheiros participam do V Fórum dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde das Capitais do Nordeste em Alagoas
Evento reuniu as nove capitais do Nordeste para analisar, avaliar e refletir o SUS na região

Nove membros do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) participaram do V Fórum dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde das Capitais do Nordeste, realizado dias 29 e 30 deste mês, em Maceió, Alagoas.

O evento tem como objetivo analisar, avaliar, refletir e propor as estratégias para o fortalecimento do SUS e controle social da região, aprofundar os temas das 14ª Conferência Nacional de Saúde e propor alternativas, visando garantir maior resolutividade na política de saúde dos Estados da região nordeste.
O fórum é destinado aos Conselheiros de Saúde dos Estados e das Capitais nordestina dos conselhos estaduais, assessores técnicos do conselho de saúde, coordenadores de plenária nacional dos Estados do nordeste entre outros.
“Achei muito importante a participação do CES/PE no Fórum, pois foi uma oportunidade de aprofundar nossas relações e o fortalecimento com outros Estados, além disso, pontos importantes como a mudança do Regimento Interno, apresentado por Estados como a Bahia, Ceará e Alagoas, foram discutidos no evento, algo que fez fortalecer a cooperação mútua entre os CES participantes”, enfatiza a conselheira do CES/PE, Lucelena dos Anjos.
O evento, que teve a participação dos Estados de Alagoas (Estado sede), Pernambuco, Ceará, Bahia, Sergipe, Paraíba, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, firmou a realização de dois fóruns anuais, os próximos serão no Maranhão (1º semestre de 2012), Pernambuco (2º semestre de 2012) e na Bahia (1º semestre de 2013).

O conselheiro, Reneudo Guedes, explicou ainda que foi aprovada a proposta que criou uma representação composta por quatro membros de cada Estado da Região Nordeste, com a finalidade de encaminhar e acompanhar aos poderes constituídos (Câmara de Deputados, Ministério da Saúde, Assembléias Legislativas e Secretarias de Saúde do Nordeste), todas as propostas advindas dos cinco fóruns nordestinos de conselhos, com previsão de sua primeira reunião de trabalho a se realizar na primeira quinzena de setembro, em nosso Estado.

 29/07/11 - Site da 7ª Conferência Estadual de Saúde é inaugurado

O site da 7ª Conferência Estadual de Saúde foi inaugurado nesta última segunda-feira (25), com o objetivo de ser uma ferramenta na internet para divulgação da 7ª Conferência Estadual de Saúde, etapa que precede à 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Com a nova ferramenta os internautas poderão ter acesso a informações sobre o regimento interno, os homenageados, programação, galeria de fotos, notícias e realizar as inscrições para observadores, que será aberta no dia 15 de setembro.

O espaço servirá também para divulgação das etapas municipais de Pernambuco, pois, os municípios poderão enviar o calendário de realização de suas conferências ou fotos para a galeria de imagens, por meio do e-mail: 7cespe@gmail.com

Acesse: http://www.7conferenciasaudepe.com.br/


29/07/11 - Municípios realizam conferências de saúde

Cento e cinquenta e oito municípios do Estado já realizaram suas conferências municipais de saúde, que antecedem a Conferências Estadual, que será realizada de 9 a 11 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, e a Etapa Nacional, de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília.

Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro” as etapas municipais e estadual de Pernambuco, que precedem à 14ª Conferência Nacional de Saúde, têm o objetivo de discutir a política de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade.

A proposta deste ano, na etapa estadual, é discutir os eixos: “Novos Modelos de Atenção à Saúde que Atendam aos Determinantes e Condicionantes do Processo Saúde- Doença” e “Acesso e Acolhimento Humanizado com Qualidade: Desafios para o SUS em Pernambuco” (acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS; política de saúde na seguridade social, segundo os princípios do SUS; participação da comunidade e controle social; Gestão do SUS - financiamento, pacto pela saúde e relação público e privado, gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde).


05/07/11 - Comissão de Mobilização percorre mais de 4.472 Km
Comissão tem por objetivo mobilizar, acompanhar e articular junto aos municípios
A Comissão de Mobilização e Articulação da 7ª Conferência Estadual de Saúde, já percorreu, até o dia 5 deste mês, mais de 4.472 Km acompanhando as conferências municipais de saúde do Estado. No total, são 96 municípios que confirmaram seus eventos. Além disso, a Comissão já atendeu oito das onze Gerências Regionais de Saúde (Geres).
O objetivo das conferências é avaliar e propor novas diretrizes da política para o setor saúde, discutir temas específicos e escolher os delegados que iram participar das conferências Estaduais e a Nacional.
A Mobilização é uma das cinco comissões que compõe o Comitê Organizador da 7ª Conferência Estadual de Saúde, e tem por objetivo mobilizar, acompanhar e articular junto aos municípios a realização de suas conferências e a participação dos três segmentos, usuários, trabalhadores e gestores nos debates, de âmbito municipal, estadual e nacional, sobre a construção das políticas públicas de saúde.


04/07/11 - CES promove I Fórum do Controle Social em Saúde do Trabalhador de Palmares

Fórum discutirá condicionantes que garantam a efetivação da política de saúde do trabalhador
O Conselho Estadual de Saúde (CES), por meio da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), em parceria com o Centro de Referência em saúde do Trabalhador (CEREST) e a Secretaria Municipal de Saúde de Palmares, promovem de 18 a 22 de julho, em Palmares, Mata Sul do Estado, o I Fórum do Controle Social em Saúde do Trabalhador.

Entre os objetivos do evento, estão fortalecer o controle social no âmbito da saúde do trabalhador no território de abrangência do CEREST-Palmares; promover junto aos CMS da abrangência a discussão sobre a importância da CIST municipal e a sua implantação no território do município, avaliar a implementação da política de saúde do trabalhador e o funcionamento das unidades sentinelas no território do CEREST-Palmares.

O Fórum, que espera reunir um público de 200 pessoas, trará entre outros nomes Idê Gurgel, professora da UFPE e pesquisadora chefe do Departamento de Saúde Coletiva NESC/CPqAM/ Fiocruz, que palestrará sobre “A Intersetorialidade como um condicionante para garantir a efetivação da política de saúde do trabalhador”.

As inscrições serão realizadas no dia do evento, durante o credenciamento, com a entrega de 2Kg de alimentos não perecível.


Programação do I Fórum Social em Saúde do Trabalhador de Palmares


01/07/11 - Municípios realizam conferências de Saúde

Conferências têm o objetivo de avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde

Cerca de 70 municípios do Estado, incluindo o distrito de Fernando de Noronha, já confirmaram suas Conferências Municipais de Saúde, dando assim, início para os preparativos da 7ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada 9 a 11 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco.
As Conferências Municipais de Saúde, que poderão ser realizadas até 15 de julho, são espaços democráticos para debater sobre a construção das políticas públicas de saúde. Mais que um instrumento legal de participação popular, as conferências são o compromisso do gestor público com as mudanças no Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo das conferências é avaliar e propor novas diretrizes da política para o setor saúde, discutir temas específicos e escolher os delegados que iram participar das conferências Estaduais e a Nacional.

A Lei 8.142/90 determina que a conferência Nacional seja realizada de quatro em quatro anos, a nível municipal e estadual. Além disso, elas devem ser realizadas pelos três níveis do governo, gestores, trabalhadores e usuários do SUS, garantindo sempre a participação da sociedade civil na construção e fortalecimento do SUS, algo que está garantido na Constituição Federal, pelo capítulo II, Seção II, Art. 196.


01/07/11 - CES promove 7ª Conferência Estadual de Saúde

Evento espera reunir um público de duas mil pessoas para discutir e avaliar o SUS no Estado
O Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), promove de 9 a 11 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, a 7ª Conferência Estadual de Saúde.
Sob o tema “Todos (as) usam o SUS! O SUS na Seguridade Social – Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro”, o evento tem, entre outros objetivos, avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde.
A 7ª Conferência, que espera reunir um público de duas mil pessoas, homenageia esse ano, Zilda Arns, médica e fundadora da Pastoral da Criança morta em 2010, após um violento terremoto no Haiti e João Francisco Gonçalves, pernambucano de origem humilde da cidade de Orobó, fundador do Hospital Severino Távora.
"Será momento de a sociedade pernambucana definir diretrizes para o avanço e a garantia da saúde como direito fundamental no desenvolvimento humano, econômico e social, e também apontar estratégias para fortalecer a mobilização e participação social no enfrentamento dos desafios atuais para assegurar o SUS como política de estado", enfatiza Antonio Carlos Figueira, presidente do CES.

22/06/11 - Conselheiros fazem reunião extraordinária para formar comissões

Encontro formou 10 comissões que irão atuar no fortalecimento do controle social da saúde no Estado
Os Conselheiros de Saúde, eleitos para o biênio 2011/2013, reuniram-se nesta quarta-feira (22/06), para votar os membros que irão compor as 10 comissões permanentes do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE).
Foram constituídas 10 comissões permanentes, são elas: executiva, comunicação e imprensa, análise e orçamento, assessoramento, supervisão, grupos vulneráveis, intersetorialidade de políticas públicas, gestão do trabalho e educação permanente, ética em pesquisa e comissão saúde mental.
Entre alguns dos objetivos das comissões estão a de encaminhar as recomendações para apreciação do Plenário do CES/PE, requerer que constem em pauta assuntos que devam ser objetos de discussão e deliberação, acompanhar e verificar o funcionamento dos serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), dando ciência ao plenário.
Além disso, as comissões têm como função indicar assessoramento técnico-profissional para a colaboração em estudos ou para participação em comissões a serem instituídas pelo conselho, cumprir determinações quanto às investigações locais sobre denúncias remetidas ao conselho, apresentando relatórios da missão, propor alterações parciais ou total deste regimento interno e zelar pelo seu cumprimento.

08/06/11 - CES aprova nova eleição para o Conselho Gestor do Hospital João Murilo
Após denúncia, Ministério Público recomenda a realização de nova eleição
O Conselho Estadual de Saúde (CES), acatando recomendação judicial Nº 01/2011 do Ministério Público de Pernambuco (MP/PE), deu ontem (8), em sua reunião ordinária, parecer favorável para a realização de nova eleição para o Conselho Gestor do Hospital João Murilo Oliveira, no Município de Vitória de Santo Antão.
A eleição ocorrida, no dia 10 de dezembro de 2010, para eleger os novos componentes do Conselho Gestor do Hospital foi anulada, após denúncias de fraude enviada ao (MP). Segundo o MP algumas pessoas votaram em duplicidade, tendo sido apresentadas as cédulas com os nomes dos eleitos escritas com idêntica caligrafia.
 “Acredito que essa decisão do Conselho Estadual de Saúde, de realizar nova eleição, foi de fundamental importância para mostrar que o CES não compactua com irregularidades, tendo em vista a gravidade do fato ocorrido. Além disso, a decisão do CES transparece a seriedade e estima, nas suas tomadas de decisões, para o fortalecimento do controle social no Estado”, enfatiza a secretária executiva do CES, Rita Barbosa da Silva.
O conselho gestor de um hospital é um fórum de discussões entre os gestores, trabalhadores e usuários para atender as decisões, deliberações, diretrizes e normas do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo de fundamental importância, para assegurar que a gestão dos Hospitais vise o interesse da saúde pública, garantindo o funcionamento da instituição compatível com as necessidades dos usuários do SUS.


04/06/11 - 31 municípios já confirmaram datas para as suas Conferências de Saúde

Conferências têm por objetivo avaliarem e proporem diretrizes da política para o setor saúde
Cerca de 31 municípios já confirmaram datas para as suas Conferências Municipais de Saúde, quatro deles já realizaram o evento e 27 estão programados para os meses de junho e julho.
As Conferências Municipais de Saúde são espaços democráticos para debater sobre a construção das políticas públicas de saúde. Mais que um instrumento legal de participação popular, as conferências são o compromisso do gestor público com as mudanças no Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo das conferências é avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde, discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde e escolher delegados para as conferências Estaduais e Nacionais.
A Lei 8.142/90, determina que as conferências Nacionais sejam realizadas de 4 em 4 anos, a nível municipal e estadual. Além disso, elas devem ser realizadas pelos três níveis do governo, garantindo sempre a participação da sociedade civil na construção e fortalecimento do SUS, algo que está garantido na Constituição Federal, pelo capítulo II, Seção II, Art. 196.

CES realiza Oficina de Planejamento na Ilha de Itamaracá
Evento irá definir e debater o planejamento para o novo biênio


O Conselho Estadual de Saúde (CES) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizam nos dias 31 de maio e 1 de junho, no hotel Orange na Ilha de Itamaracá - Pernambuco, a  Oficina de Planejamento para os novos conselheiros de saúde.
A Oficina tem por objetivo socializar e debater os conceitos utilizados no Planejamento em Saúde e a aplicação prática dos instrumentos do Planejasus (Plano de Saúde, Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão); apresentar o Relatório Anual de Gestão 2010; Realizar a programação das ações do CES 2011 e definir componentes das comissões permanentes do CES.
O evento terá como público-alvo os 64 conselheiros estaduais de saúde eleitos para o biênio 2011/2013, além de dois técnicos do CES.


Programação Oficina CES


CIST realiza reunião nesta terça-feira
Comissão debate entre outros assuntos a audiência pública do MPT no próximo dia 6 de junho
A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) realizou nesta última terça-feira (24), no Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), sua reunião ordinária para apresentar os eventos desempenhados, este ano, pela comissão.
No encontro também foram debatidas questões como: o Programa de Inclusão Digital (PID), a audiência pública do Ministério Público do Trabalho (MPT) - sobre a Lei de Responsabilidade Sanitária, a Insalubridade para a Direção de Assessoramento Superior (DAS) e a Organização da Agenda para os próximos fóruns regionais.
No mesmo dia, também foram realizadas no CES, mais duas reuniões, a Reunião do Segmento dos Usuários, para discutir o planejamento e as estratégias políticas, além da organização da comunicação do segmento, e a reunião do Comitê Executivo da 7ª Conferência Estadual de Saúde com os funcionários do CES, para delegar as funções de cada técnico no evento e definir as metas para os próximos meses.

Comissão organizadora da 7ª Conferência Estadual de Saúde faz segunda reunião

Segundo encontro firmou alterações no regimento interno e a programação preliminar

A Comissão organizadora da 7ª Conferência Estadual de Saúde fez nesta quarta-feira (18), na sede do Conselho Estadual de Saúde (CES), no Recife, sua segunda reunião. No encontro foram discutidos assuntos como às alterações no regimento interno, a programação preliminar, os informes dos municípios afetados pelas chuvas e a composição das comissões temáticas.

A reunião também firmou questões debatidas no encontro anterior, como o tema do evento, que permaneceu “Novos modelos de atenção à saúde que atendam aos determinantes e condicionantes do processo saúde-doença; acesso e acolhimento humanizado com qualidade: desafios para o SUS em Pernambuco”, além dos homenageados, Zilda Arns Neumann, médica e fundadora da Pastoral da Criança morta em 2010, após um violento terremoto no Haiti e João Francisco Gonçalves, pernambucano de origem humilde da cidade de Orobó, fundador do Hospital Severino Távora.

A comissão ainda reforçou a definição dos cinco coordenadores das subcomissões da conferência, sendo eles: Marcelo Ramos, finanças; Reneudo Guedes, mobilização; José Ribeiro, comunicação, Lucelena dos Anjos, infraestrutura e agora Domício Aurélio, relatoria, além do fechamento do local, sendo acordado o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e as datas da conferência, 9, 10 e 11 de outubro.

GT-PID do Estado valida mais 40 conselhos municipais de saúde

Programa atenderá até agosto 80 municípios com kit canal saúde
O Grupo de Trabalho do Programa de Inclusão Digital (GT-PID) do Estado de Pernambuco validou no primeiro trimestre de 2011, mais 40 conselhos municipais de saúde, para receberem o kit canal saúde que contempla: TV, conversor e antena parabólica. Os equipamentos são destinados para uso exclusivo dos conselhos de saúde constituindo-se como patrimônio permanente dos mesmos.

O programa do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizado em parceria com o Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), é desenvolvido em todo o País e tem por objetivo contribuir para a inclusão digital dos conselheiros nacionais, estaduais e municipais de saúde, fornecendo informações e habilidades para a comunicação digital indispensáveis ao exercício do controle social.
De acordo com Consultora técnica da SGEP, Abigail Reis, o principal foco do PID é a capacitação de conselheiros para o exercício do Controle Social, estabelecendo intercâmbio entre os conselhos, por meio da inclusão digital dos conselhos de saúde.
Ainda de acordo com Abigail, até agosto, serão 80 conselhos municipais contemplados pelo programa, 40 conselhos de 2010 e 40 este ano. Os novos kits serão entregues em uma oficina com a participação de prefeitos, secretários e representantes dos conselhos de saúde.
Comissão da 7ª Conferência Estadual de Saúde faz sua primeira reunião
Durante a reunião foram definidos o local e os coordenadores das subcomissões

A Comissão Organizadora da 7ª Conferência Estadual de Saúde  realizou ontem (12), na Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi, sua primeira reunião para decidir o planejamento do evento que ocorrerá em outubro, no Centro de Convenções, em Olinda.
Durante a reunião foram também definidos os quatro coordenadores das subcomissões da conferência, são eles: Marcelo Ramos, finanças; Reneudo Guedes, mobilização; José Ribeiro, comunicação e Lucelena dos Anjos, infraestrutura.

Além do fechamento do local e dos quatro coordenadores, estão sendo analisados, para decidir nas próximas reuniões, questões como as datas, o nome da conferência e os homenageados.

Os preparativos para a conferência já deram início com as plenárias microregionais e distritais do Recife, que estão ocorrendo este mês. A 7ª Conferência terá entre os seus objetivos, eleger os delegados que irão compor a delegação Pernambucana na 14ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em novembro, no Distrito Federal.

Fernando de Noronha será palco do Fórum Distrital de Saúde do Trabalhador

Evento discutirá novas estratégias na construção de políticas de saúde do trabalhador

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), por meio da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) realiza, de 10 a 13 de maio, em Fernando de Noronha, o Fórum Distrital de Saúde do Trabalhador. 

O evento tem por objetivo promover um espaço de diálogo junto aos atores sociais que atuam na área da assistência e vigilância à saúde, no controle social e na sociedade civil organizada, para a construção de estratégias intersetoriais de implementação da política de saúde do trabalhador e do fortalecimento do controle social no distrito de Fernando de Noronha, além de promover, junto aos conselhos de saúde a implantação da CIST no arquipélago.

Entre os nomes que irão palestrar no evento está a da presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e Central Única dos Trabalhadores (CNTSS/CUT), Maria Aparecida Godói, que irá proferir palestra sobre “A importância da implementação da NR 32 como estratégia de promoção à saúde do trabalhador do SUS”. 

O Fórum, que espera receber cerca de 40 participantes, tem como público alvo representantes de trabalhadores de associações e sindicatos, profissionais de saúde como: enfermeiros, médicos, cirurgiões dentistas, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Saúde Ambientais e Combate a Endemias (ASACE), técnicos, gestores da saúde, representantes do Núcleo de Saúde do Trabalhador, profissionais das unidades sentinelas e conselheiros Distritais de Saúde.



Novos conselheiros já foram empossados

Representantes irão atuar no Conselho Estadual de Saúde no gestão 2011/2013

O secretário estadual de Saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Antonio Carlos Figueira, empossou, na manhã desta quarta-feira (04/05), os novos conselheiros de Saúde para a gestão 2011/2013. O grupo, formado por 64 representantes, entre titulares e suplentes, irão auxiliar nas políticas de saúde pública no Estado. “É uma honra ocupar o posto mais alto do SUS em Pernambuco e presidir esse Conselho, que é um instrumento de controle social. Toda vez que colocarmos como nosso serviço maior atender a população pernambucana, nós iremos nos entender para fazer uma saúde pública de qualidade”, afirmou Figueira.

Durante a posse, Petrônio Martelli, conselheiro que deixava o cargo, fez questão de saudar os novatos e pedir para que eles valorizem a presença no Conselho. “Vocês irão trabalhar com gestores que têm experiência para avançarmos. Não devemos deixar o Conselho imobilizado, é sempre importante ser proativo e criarmos um ambiente de solidariedade e de construção coletiva”, disse. 

Já o novo conselheiro Henrique Eduardo contou que fica feliz “em estar nesse espaço que agrega pessoas de várias etnias, gêneros e classes sociais” e indicou aos novos conselheiros visitas aos municípios mais atingidos pelas chuvas dos últimos dias, para pensar em ações para interiorização da saúde.


ÓRGÃO – Os conselheiros estaduais foram escolhidos por meio de eleição, entre os meses de março e abril. Os 64 titulares e suplentes fazem parte sociedade civil organizada dos segmentos usuários, trabalhadores e gestores.


Os conselheiros eleitos terão a função de formular, fiscalizar e deliberar sobre as ações de políticas de saúde pública no Estado, tomar decisões que visem o aprimoramento e aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecer diretrizes e fixar normas para a elaboração, implantação e execução do Plano Estadual de Saúde, como também aplicar e gerenciar os recursos alocados ao Fundo Estadual de Saúde.


CES empossa novos conselheiros da saúde


Conselheiros terão a função de formular, fiscalizar e deliberar sobre as ações de políticas de saúde pública no Estado

Os novos conselheiros de saúde eleitos para o biênio 2011/2013 serão empossados na próxima quarta-feira (4), na sede da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, no bairro do Bongi, a partir das 8/30h. No evento estarão presentes, além dos novos membros do conselho, o secretário estadual e presidente do conselho estadual de saúde (CES), Dr. Antonio Carlos Figueira.

As eleições dos novos 64 conselheiros, titulares e suplentes, ao plenário do (CES) foram realizadas nos meses de março e abril. A escolha dos conselheiros é realizada a cada dois anos, podendo participar toda a sociedade civil organizada dos segmentos usuários, trabalhadores e gestores.

Os conselheiros eleitos terão a função de formular, fiscalizar e deliberar sobre as ações de políticas de saúde pública no Estado, tomar decisões que visem o aprimoramento e aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecer diretrizes e fixar normas para a elaboração, implantação e execução do Plano Estadual de Saúde, como também aplicar e gerenciar os recursos alocados ao Fundo Estadual de Saúde.